TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filhos de Adultos Surdos

Por:   •  28/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

CODA é a sigla para "Children of Deaf Adults", que significa "Filhos de Adultos Surdos". Ser um CODA é uma experiência única e pode trazer desafios e benefícios especiais para a vida de uma pessoa.

Uma das principais características da vida de um CODA é crescer em um ambiente bilíngue e bicultural. Muitos CODAs têm pelo menos um dos pais surdo, o que significa que eles são expostos desde cedo à língua de sinais, que é a língua principal dos surdos. Essa exposição à língua de sinais pode começar desde o nascimento, já que muitos pais surdos utilizam a língua de sinais para se comunicar com seus filhos.

Aprendendo a língua de sinais ao mesmo tempo em que aprendem a língua falada do país onde vivem, os CODAs se tornam bilíngues naturalmente. Essa habilidade pode ser um grande trunfo, pois eles têm a capacidade de se comunicar tanto com pessoas surdas quanto com pessoas ouvintes. Além disso, eles podem atuar como mediadores e facilitadores da comunicação entre esses dois grupos.

A vida de um CODA também envolve estar imerso na cultura surda. Os CODAs têm a oportunidade de participar de eventos e encontros da comunidade surda, onde podem conhecer outras pessoas surdas e compartilhar experiências e histórias. Essa exposição à cultura surda ajuda a fortalecer o senso de identidade e pertencimento dos CODAs, além de proporcionar um maior entendimento sobre questões relacionadas à surdez.

No entanto, ser um CODA também pode trazer alguns desafios. Às vezes, os CODAs podem sentir a pressão de ter que equilibrar os dois mundos em que vivem: o mundo dos surdos e o mundo dos ouvintes. Eles podem enfrentar situações em que precisam interpretar para os pais surdos em ambientes ouvintes, ou explicar a cultura surda para pessoas que não estão familiarizadas com ela. Esses desafios podem exigir uma habilidade especial de adaptação e empatia por parte dos CODAs.

No geral, ser um CODA é uma jornada única e enriquecedora. A exposição à língua de sinais e à cultura surda pode abrir portas para oportunidades pessoais e profissionais, além de promover uma visão mais inclusiva do mundo. Os CODAs desempenham um papel importante como pontes entre a comunidade surda e ouvinte, trazendo consigo uma riqueza de experiências e uma compreensão única da diversidade linguística e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com