TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Preciosa

Trabalho Universitário: Resumo Filme Preciosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  5.024 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Através deste trabalho de natureza teórica podemos fazer uma análise do filme preciosa descrevendo os mecanismos presentes nas relações familiares, trazendo esses mecanismos para realidade, podemos descrever que o ambiente familiar nem sempre é o lugar de proteção e afeto termo esse que pode ser utilizado para violência domestica e intrafamiliar.

O filme preciosa relata um drama vivido por uma garota de apenas 16 anos chamada "Claireece Preciosa Jones", que convive com o preconceito por ser pobre, negra, analfabeta e obesa, onde aqueles que deveriam zelar pela sua integridade física e sua educação a fazem sofrer diversas privações e humilhações. No decorrer de grandes partes do filme, podemos ver mesma sendo agredida não só verbalmente como também fisicamente por sua mãe, violentada por seu próprio pai desde os três anos de idade. Além de ser abusada sexualmente pelo pai, Preciosa ainda sofreu maus tratos em seu domicílio, a mãe lhe atribuía toda a responsabilidade com o serviço doméstico e constantemente a agredia físicamente e psicologicamente.

A personagem do filme preciosa sofreu tantas agressões físicas e verbais que chegaram afetar o conceito de si mesma, fazendo que ela sentisse que a vida não tinha sentido algum.

Ao relatar a comovente história de Preciosa, eu como estudante do Curso de Serviço Social, acredito que o autor atingiu seus objetivos, trazendo a nós espectadores uma visão de que não só o amor, a educação como também a esperança, fez com que a mesma seguisse de cabeça erguida, lutando por um futuro digno ao lado dos seus filhos, não dando ouvidos aos atos de violência física e psicológica praticadas por sua mãe, como por exemplo, a cena ilustrada no filme onde a mãe da mesa indaga que Preciosa nunca será capaz de ser alguém na vida, força Preciosa a comer grandes quantidades de comida e permite que seu companheiro, o pai de Preciosa, abuse dela sexualmente. Preciosa já tinha um filho fruto destes estupros e, no momento retratado pela trama, ela está grávida do segundo filho.

Podemos então nos reportar a esse filme como uma lição de vida vivenciada por Claireece ,apesar de ter motivos para se tornar uma mulher revoltada e, até mesmo entrar para o mundo do crime, Preciosa encontrou amigos que a amavam de verdade, incentivando-a aos estudos, mostrando-lhe outra realidade da que foi criada.

Acredito que este filme pode ser indicado como forma de estímulo e superação para todas as pessoas que assim como Preciosa, sofrem ou sofreram estes tipos de preconceito e humilhações, sendo elas ricas ou pobres, brancas ou negras para que busquem dentro si forças suficientes para encontrar um caminho a seguir sem perder a esperança de que no final tudo pode dar certo. Eu como estudante do curso de Serviço Social acredito que estou no caminho certo, pois assim como preciosa estou vencendo meus obstáculos impostos pela vida, e entendo que o Amor e a família é a base principal de formação do ser humano como pessoa. Esse filme me deixa ainda mais com força de continuar os meus estudos para que amanhã eu possa fazer alguma coisa por uma preciosa da vida, nem que seja uma palavra de consolo e esperança já que vivemos no mundo capitalista que nos impede de sermos pessoas melhores com o próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com