TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fiscal Tributario

Seminário: Fiscal Tributario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

1. Descrição das atividades de estágio

O estágio foi realizado no departamento fiscal da empresa, o qual realiza atividades voltadas à contabilização das operações de empresas, como por exemplo, no ramo de confecções de roupas e clínicas médicas.

As atividades desenvolvidas, de modo geral, foram: conferência de movimento contábil, conferência de impostos e despesas com salários, lançamentos contábeis e rotinas de fechamento diário e mensal.

Todos os assuntos envolvidos às atividades de confecções de roupas e clínicas médicas devem atender as normas contábeis adotas no Brasil seguindo as orientações dos CPCs que converte as normas internacionais para o mercado Brasileiro, que fornece um Plano Contábil e os tratamentos a serem utilizados no país.

O departamento trabalhista realiza os cálculos da folha de pagamento desde a entrada do funcionário efetuando todo o registro a demissão e os respectivos impostos, enviando para os clientes em seus devidos prazos. O departamento Fiscal efetua a escrituração dos documentos fiscais conforme a legislação apurando os impostos sobre as vendas de produtos e serviços para o envio dos impostos aos clientes em seus prazos devidos, após o fechamento da folha de pagamento e da escrituração fiscal o departamento contábil faz a integração para contabilização e conferência das informações cruzando os pagamentos com suas devidas obrigações. Na xxxxx

tem o departamento de Legalização que cuida de abertura e encerramento de empresas e suas devidas alterações contratuais e o departamento tributário que transmitem as obrigações acessórias para os órgãos de esfera federal, estadual e municipal. Todos os departamentos têm que trabalhar em conjunto pois as informações se ligam inclusive com o departamento contábil que absorve de todos os departamentos e precisa ser informado de qualquer alteração.

Os clientes enviam e-mails com arquivos financeiros, os quais são integrados no sistema domínio. São retirados os relatórios diários nos programas apropriados para conferência dos saldos dos produtos e serviços. Caso os saldos não estejam em acordo, é verificado o motivo da diferença e informado ao cliente para a possível alteração.

Controle de despesas antecipadas e suas respectivas apropriações: os documentos pagamentos de competência de vários períodos são lançados nas contas do ativo de despesas antecipadas. Os lançamentos são realizados pelo departamento de Contas a Pagar e conferidos no movimento de despesas. Mensalmente a planilha de despesas antecipadas é atualizada conforme os registros mensais e elaborado nova planilha para apropriação destas despesas, verificando o recebimento do devido documento, período de vigência e a parcela a ser apropriada devido sua competência.

O controle do imobilizado é realizado no domínio patrimônio, onde são registrados as compras de bens que compõe o ativo imobilizado com suas notas fiscais e sua natureza contábil para calculo da sua devida depreciação que é usado o método linear de acordo com seu tempo de vida, após esse registro o departamento contábil efetua a integração dessas informações.

Lançamentos contábeis, se necessário, dos fatos que provocam alterações no patrimônio da empresa ou que sirvam para gerenciamento, se atentando ao histórico para que seja perfeitamente entendido e claro, seguindo os princípios contábeis. Como, por exemplo: para fechamento das contas transitórias de liquidação; recebimento de receitas; ajustes de movimento (conforme autorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com