TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Artigos Científicos: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  3.019 Palavras (13 Páginas)  •  1.390 Visualizações

Página 1 de 13

Mecânica

(Professor: Sidclei)

Lançamentos

Queda livre e lançamento vertical para cima

1. Do terraço de um edifício, você solta, sucessivamente, com velocidade inicial nula, três bolinhas de aço, a 1,0 s de intervalo. No instante em que você solta a terceira, as duas primeiras se encontram nas posições indicadas na opção:

2. (UFAM 09) Uma torneira pinga em intervalos de tempo iguais. A figura (fora de escala) mostra a situação em que uma das gotas está saindo da torneira. Despreze a resistência do ar e considere que as gotas saem da torneira com velocidade nula. A razão B/A entre as distâncias vale:

a) 9 b) 2 c) 6 d) 12 e) nenhuma das respostas

3. (UEPB ) O físico italiano Galileu Galilei (1564-1642) realizou vários trabalhos fundamentais para o surgimento da nova física, dentre estes, destacamos o estudo da queda dos corpos, sobre o qual ele fez várias experiências com o objetivo de estudar as leis do movimento dos corpos em queda. A respeito destas experiências, analise as proposições a seguir, desprezando o efeito do ar.

I. A aceleração do movimento era a mesma para todos os corpos.

II. Se dois corpos eram soltos juntos, o mais pesado chegava ao solo no mesmo instante que o mais leve.

III. Se dois corpos eram soltos juntos, o mais pesado chegava ao solo com velocidade maior que o mais leve.

A partir da análise feita, assinale a alternativa correta:

a) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

b) Apenas a proposição I é verdadeira.

c) Apenas a proposição II é verdadeira.

d) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

4. Um objeto cai do alto de um edifício, gastando 6s na queda. Calcular com que velocidade atinge o solo e a altura do edifício. (despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s2).

R: 60m/s e 180m

5. De uma ponte deixa-se cair uma pedra que demora 2s para chegar à superfície da água. Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s2), determine a altura da ponte.

R: 20m

6. Um gato consegue sair ileso de muitas quedas. Suponha que a maior velocidade com a qual ele possa atingir o solo sem se machucar seja 8 m/s. Então, desprezando a resistência do ar, qual a altura máxima de queda para que o gato nada sofra? ( g=10 m/s2).

7. Dois estudantes decidiram medir a velocidade das águas de um rio usando apenas uma trena e conhecendo o valor da aceleração gravitacional. Após algumas tentativas perceberam que, abandonando simultaneamente uma pedra do alto da ponte e um barquinho de papel nas águas do rio, a pedra atingia o barquinho quando ele era colocado na água a 3m do ponto de impacto e a pedra caía em queda livre por 5m.

De posse desses resultados, eles chegaram à conclusão correta de que a velocidade média da correnteza do rio tinha um valor, em m/s próximo de:

a) 5. b) 4. c) 3. d) 2. e) 1.

8. (FUVEST 10) Numa filmagem, no exato instante em que um caminhão passa por uma marca no chão, um dublê se larga de um viaduto para cair dentro de sua caçamba. A velocidade v do caminhão é constante e o dublê inicia sua queda a partir do repouso, de uma altura de 5 m da caçamba, que tem 6 m de comprimento. A velocidade ideal do caminhão é aquela em que o dublê cai bem no centro da caçamba, mas a velocidade real v do caminhão poderá ser diferente e ele cairá mais à frente ou mais atrás do centro da caçamba. Para que o dublê caia dentro da caçamba, v pode diferir da velocidade ideal, em módulo, no máximo:

a) 1 m/s. b) 3 m/s. c) 5 m/s. d) 7 m/s. e) 9 m/s.

9. (FATEC 09) Não há como ir ao parque temático Hopi Hari sem perceber a réplica da Torre Eiffel. Um elevador de 69,5 m de altura que transporta, em seus 20 assentos, visitantes que se dispõem a encarar a aventura de uma queda livre. Os assentos, que sobem com velocidade constante de 5 m/s, caem em queda livre por 35 m quando a velocidade é, gradativamente, reduzida por meio de um sistema eletromagnético, até atingir o solo. Desprezando-se as forças resistivas e considerando g = 10 m/s2, no final do trecho percorrido em queda livre os corajosos visitantes atingem, em km/h, velocidade aproximada de

(A) 95. (B) 73. (C) 37. (D) 25. (E) 18.

10. Um estudante de engenharia mecânica está sobre o telhado de um edifício de 46,00 m acima do solo (veja a figura abaixo). Um político corrupto, que possui 1,80 m de altura, está caminhando próximo do edifício com uma velocidade constante de 1,20 m/s. Se o estudante deseja jogar um ovo na cabeça dele, em que ponto aproximado do edifício deve estar o político quando o estudante largar o ovo? Suponha que o ovo esteja em queda livre. Desprezando-se as forças resistivas e considerando g = 9,8m/s2

11. Um helicóptero está em repouso no ar. Seu piloto atira verticalmente para baixo um parafuso, com velocidade inicial de módulo 12 m/s. A resistência do ar é desprezível e a aceleração da gravidade local é constante e vale g = 9,8 m/s2. O parafuso atinge o solo em 5s. Determine:

a) a que altura do solo o helicóptero se encontrava;

b) o módulo da velocidade do parafuso ao atingir o solo.

12. (UFPE) Um pára-quedista, descendo na vertical, deixou cair sua lanterna quando estava a 90m do solo. A lanterna levou 3 segundos para atingir o solo. Qual era a velocidade do pára-quedista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com