TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Trabalho Escolar: Fisica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 7

1)Quando um bastão de vidro é esfregado com seda, o vidro perde algumas de suas cargas negativas e então passa a ter uma pequena carga positiva não equilibrada. Quando o bastão de plástico é esfregado com uma pele de animal, o plástico ganha uma pequena carga negativa não equilibrada, com base nesse experimento faça um resumo do que ocorre com as cargas, pode ser explicado com um desenho.

Lista de Exercícios de Física II para ser entregue no dia da prova N2.

Prof. Jonas Tavares

1)Quando um bastão de vidro é esfregado com seda, o vidro perde algumas de suas cargas negativas e então passa a ter uma pequena carga positiva não equilibrada. Quando o bastão de plástico é esfregado com uma pele de animal, o plástico ganha uma pequena carga negativa não equilibrada, com base nesse experimento faça um resumo do que ocorre com as cargas, pode ser explicado com um desenho.

2)Duas cargas pontuais e , são fixadas com uma separação de 50cm. Encontre o ponto ao longo da linha reta que passa pelas duas cargas no qual o campo elétrico se anula.

3)Qual deve ser a distância entre a carga pontual e a carga para que a força eletrostática entre elas tenha uma intensidade de 10,5N?

4)Observa-se experimentalmente que o campo elétrico em uma certa região da atmosfera da Terra está dirigido verticalmente para baixo. A uma altitude de 300m o campo possui uma intensidade de 60,0N/C; a uma altitude de 200m, a intensidade é de 100N/C. Determine a quantidade resultante de carga contida em um cubo de 100m de aresta, com faces horizontais nas altitudes de 200m e 300m. Despreze a curvatura da Terra.

5)Uma esfera condutora uniformemente carregada de 1,2m de diâmetro possui uma densidade superficial de carga de .

a)Determine a carga resultante sobre a esfera.

b)Qual o fluxo elétrico total que sai da superfície da esfera?

6)Qual o potencial elétrico em um ponto p, localizado no centro do quadrado de cargas pontuais mostrado na figura? À distância d é 1,2m e as cargas são:

7)A diferença de potencial elétrico entre o solo e uma nuvem em uma determinada tempestade é de Qual a intensidade da variação da energia potencial elétrica medida em joule, de um elétron que se move entre o solo e a nuvem?

8)Resolva as seguintes questões:

a)Determine a corrente elétrica que passa por um chuveiro de 4 000 W de potência cuja resistência elétrica na posição inverno seja de 6,4 Ω.

b)Em uma tomada com fiação elétrica de 1,5 mm2 de “espessura” passa uma corrente elétrica de 15A, sendo a tensão da rede elétrica de 220 V, qual a potência máxima na tomada?

Assinale “v” ou “F”

c( )Para um fio elétrico de “espessura” de 3,3 mm2, quando a corrente elétrica passa de 2 A para 4 A, a potência dissipada é quatro vezes maior.

d ( )Para uma mesma potência elétrica, ao adotar-se uma tensão elétrica maior, permite-se que a corrente seja menor e assim tem-se menos energia dissipada por efeito joule numa fiação elétrica.

e( )Para uma mesma corrente elétrica, se dobrada a resistência elétrica do fio, tem-se uma potência dissipada por efeito joule quatro vezes maior.

f( )A potência dissipada por efeito joule em uma resistência elétrica de 10 Ω, com corrente elétrica de 12 A, é 1 440 W.

9)Um certo tubo de raios X opera a uma corrente de 7,0mA e uma diferença de potencial de 80kV. Qual a sua potencia em watts?

10)Um resistor desconhecido é ligado entre os terminais de uma bateria de 3,00V. Energia é dissipada no resistor à taxa de 0,540W. O mesmo resistor é então ligado entre os terminais de uma bateria de 1,50V. Com que taxa a energia é dissipada agora?

11)Um fio de 4,00m de comprimento e 6,00mm de diâmetro possui uma resistência de . Uma diferença de potencial de 23,0V é aplicada entre as suas extremidades.

a)Qual a corrente no fio?

b)Qual a densidade de corrente?

c)Calcule a resistividade do material do fio.

12)Suponha que as baterias da figura, tenham resistência internas desprezíveis. Determine:

a)a corrente no circuito;

b)a potencia dissipada em cada resistor;

c)a potencia de cada bateria, indicando se a energia é fornecida ou absorvida por cada bateria.

13)O amperímetro (A) indicado no circuito é ideal. Os fios de ligação têm resistência desprazível.

a)Indique na figura o sentido da corrente elétrica.

b)Determine a intensidade da corrente elétrica indicada no amperímetro (A).

14)A corrente em um circuito de malha única com uma resistência R é de 5,0A. Quando uma resistência adicional de é inserida em série com R, a corrente cai para 4,0A. Qual o valor de R?

15)Na figura, determine a resistência equivalente entre os pontos D e E.

16) Através da lâmpada de uma pequena lanterna passa uma corrente de 300 mA quando ligada a uma bateria de 1; 5 V. (a) Qual é a resistência da lâmpada? (b) Se a bateria ficar fraca e a voltagem cair para 1,2 V, qual será a variação na corrente?

17) Uma partícula alfa se desloca a uma velocidade de intensidade igual a 550 m/s através de um campo magnético uniforme de intensidade 0,045T. (uma partícula alfa possui uma carga de e uma massa de . O ângulo entre e é de 52º. Quais as intensidades:

a)da força que atua sobre a partícula devido ao campo ;

b)da aceleração da partícula devido a ?

c)A velocidade escalar da partícula aumenta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com