TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Pesquisas Acadêmicas: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Mudaças de estados físicos

*Vaporização (do líquido para o gasoso):

⦁ Ebulição: ocorre quando algo que está no estado líquido passa para o gasoso por meio da fervura. Cada substância tem seu ponto de ebulição, por exemplo a água entra em ebulição em 100°C no nível do mar, já o ouro entra em ebulição em 2861°C.

⦁ Evaporação: ocorre de forma espontânia e lenta somente na superficie da substância líquida. Nesse caso não existe uma temperatua específica para que ocorra.

*Sublimação:

Sublimação é quando uma substância passa diretamente do estado sólido para o gasoso. Posso citar como exemplo a naftalina, a cânfora e o iodo. O oposto da sublimação é a ressublimação, ou seja, a substância passa do estado gasoso diretamente para o sólido.

*Fusão: acontece quando uma substância passa do estado sólido para o líquido. Assim como na ebulição, na fusão as substâncias têm um ponto, o ponto de fusão. Por exemplo a água passa por esse processo em 0°C, Já o ouro em 1064°C e o ferro em 1538°C. O processo contrário a esse é chamado de solidificação, ou seja, a substância passa do líquido para o sólido.

* Liquefação: Assim como acontece na condensação, a substância passa do estado gasoso para o líquido. Mas nesse caso a passagem é forçada, com aumento da prssão e a diminuição da temperatura. Por exemplo, é o que acontece com o gás natural e outros gases que são derivados do petróleo, que após o processo de liquefação, tornam-se líquidos, como por exemplo o GLP(Gás liquefeito de petróleo), mais conhecido como “gás de cozinha”.

* Condensação: Ocorre quando uma substância passa do estado gasoso para o líquido, o processo de condensação é muito utilizado por exemplo em refinarias de destilação. Um exemplo de condensação, que você pode simular em casa facilmente, é colocar água ou outra bebida gelada em um copo, em poucos segundo/minutos é possível verificar pequenas gotas de água(algumas pessoas chamam de “suor”) na parte externa do copo, essas gotículas que aparecem eram água no estado gasoso que encontrava-se no ar, que acabaram se condensando ao serem resfriadas pela baixa temperatura da superfície do copo. O mesmo acontece quando você retira uma garrafa de água gelada ou de qualquer outra bebida que esteja com baixa temperatura da geladeira, em pouco tempo é possível perceber o fenômeno da condensação da água, que passa de vapor para o estado líquido. Ao tomar um banho quente, por exemplo, existe evaporação de água, essa água em estado gasoso, acaba se condensando no box e no espelho do banheiro, sendo possível verificar pequenas gotículas de água nestes locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com