TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica - Dilatação

Relatório de pesquisa: Fisica - Dilatação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

2. Fontes de Erros nos Ensaios

Tomando com base que a tabela que utilizamos como parâmetro para realização dos ensaios, serem um padrão adotado depois de uma serie de ensaios com os materiais 100% puros, e aparelho de medições muito mais precisos e calibrados do que os que utilizamos em nossos ensaio nas universidade.

Os erros apresentados nos ensaios devem-se ao fato da possibilidade das barras não serem 100% puras, isto é, não serem constituídas por um único material ou substância. Estas são constituídas por meio de uma mistura de matérias ou afins. Assim como, os não sabemos as precisão do os aparelhos que utilizamos no ensaio, tais como o termômetro e as fontes de sua calibração.

Uma outra fonte possível de erro é o tempo de intervalo de uma medição para outra. A variação de temperatura influência de uma forma direta nos ensaios, e como não sabemos que o tempo que foi tanto para que as barras e os matérias foram necessário para que voltassem a temperatura ambiente, apontamos isso como uma fonte possível de erro.

3. Descrição do experimento

Foram realizados três experimentos para demonstração do conteúdo de dilatação linear. Abaixo está uma tabela de classificação para os elementos utilizados e as conclusões de cada ensaio:

Material α( /°C)

Aço 1,1

Alumínio 2,4

Chumbo 2,9

Cobre 1,7

Latão 2,0

Ferro 1,2

Bancada 1: No primeiro ensaio, após a medições com o termômetro antes e depois do aquecimento da barra, e pela observação do relógio que marcava a variação da dilatação foram encontradas as seguintes informações:

Média da Temperatura Inicial: 24,4

Média da Temperatura Inicial: 84,85

∆L: 0,65

L: 500 mm

∆L= L.α.∆T

0,65= 500.α.(84,85 – 24,4)

0,65= 30225.α

α= 2,15. mm Material encontrado segundo a tabela: LATÃO

Após a realização do ensaio, e a realização da equação verificamos junto à tabela que o material usado na barra da bancada1 fosse latão. Depois validamos junto com a professora que o material da barra, realmente era Latão.

Bancada 2: Neste ensaio, realizamos o mesmo procedimento do primeiro ensaio. Realizamos as medições com o termômetro antes e depois do aquecimento da barra, e pela observação do relógio que marcava a variação da dilatação foram encontradas as seguintes informações:

Média da Temperatura Inicial: 26,5

Média da Temperatura Inicial: 87,9

∆L:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com