TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Pediatrica

Monografias: Fisioterapia Pediatrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  2.157 Visualizações

Página 1 de 3

Tema da Pesquisa: Fisioterapia Pediátrica

Título: Fisioterapia Neurofuncional para crianças

Índice

Fisioterapia Pediátrica: a criança, seus pais, e o fisioterapeuta;

Tratamento Fisioterapêutico;

Instrumentos Utilizados nos diversos tratamentos;

Áreas da Fisioterapia na Pediatria;

Paralisia Cerebral (PC);

Síndrome de Down

Fisioterapia Pediátrica

A fisioterapia pediátrica tem por objetivo tratar as disfunções, recuperar movimentos, tratamentos neurológicos, problemas respiratórios ou até mesmo recuperar lesões ortopédicas, com foco e especialização total desde o neonatal a crianças de 0 a 12 anos de idade.

O potencial da criança para crescer e se desenvolver depende da construção de um ambiente favorável e estimulante na presença de adultos. A criança que muitas vezes passa bastante tempo em hospitais separadas dos pais demonstra carência de estímulos, vindo a apresentar um retardo no desenvolvimento. Esse crescimento da criança precisa ser em unidade familiar, portanto, o fisioterapeuta deve estimular essa aproximação durante o tratamento. Não só isso, para que a criança responda positivamente, o profissional precisa usar sua imaginação e sua habilidade para evitar que aquela fique distraída e entediada diante dos exercícios.

O tratamento fisioterapêutico é baseado nas limitações de cada paciente. O fisioterapeuta, no geral, deve primeiramente (depois de avaliar o diagnostico clinico) fazer uma avaliação criteriosa e gerar um diagnóstico funcional através da limitação da função. Feito isso, o profissional traça metas curtas e longas para o tratamento e cria o protocolo a ser seguido. Assim, é possível a melhora no aumento da força e amplitude do movimento do paciente.

Através desses protocolos, o fisioterapeuta busca integrar os objetivos do tratamento fisioterápico com atividades lúdicas e sociais, promovendo uma maior integração da criança com sua família e a sociedade.

Instrumentos Utilizados nos diversos tratamentos:

Bola Suíça (que possibilita o treinamento para a força muscular); Lego (Estimulação cognitiva); Prono supinador e cama elástica (aumento do trofismo, força e tonicidade); Bastões, colchonetes, espelhos, palmilhas e cadeira de rodas (dão resistência ao movimento ou facilidade); Gangorra ou Escorregador (estimulação sensorial, de equilíbrio e propriocepção), entre outros. Através dessas atividades, a criança tem a experiência de sensação de um movimento.

Áreas da Fisioterapia na Pediátrica:

Fisioterapia Neurofuncional;

Fisioterapia Oncofuncional;

Fisioterapia Traumato-ortopédica;

Fisioterapia Pneumofuncional;

Fisioterapia Preventiva.

Dentre todas essas áreas da fisioterapia, vamos destacar a fisioterapia neurofuncional, que trata as doenças envolventes do sistema nervoso central e do periférico. Na criança, a maior frequência de distúrbios acontece no Sistema Nervoso Central, o que não significa que o Periférico não seja comprometido, como acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com