TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Energia

Projeto de pesquisa: Fontes De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Energia

Na física, a palavra energia está associada à capacidade de um determinado corpo realizar trabalho ou movimento. Sabemos também que energia não se cria apenas se transforma.

A partir desse conceito podemos citar o exemplo das hidroelétricas, onde a água de rios é represada e o seu movimento (energia cinética) faz com que turbinas girem e produzam eletricidade. Ou seja, ocorre um processo de transformação de energia cinética em energia elétrica.

Fontes de Energia

As fontes de energia podem ser renováveis ou não renováveis. As fontes renováveis são permanentes, ilimitadas e não poluentes. Como exemplo podemos citar: sol, vento etc.

Já as fontes não renováveis são finitas, temporárias e prejudiciais ao planeta. Como exemplo podemos citar: petróleo, carvão e gás.

Um dos temas mais falados atualmente e que está sendo tema de trabalhos nas escolas é sustentabilidade, que pode ser definida como “a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras”. Esse tema envolve questões sociais, ambientais e energéticas, que nos levam a realizar estudos e pesquisas para utilização de novas fontes de energia.

Fontes Alternativas de Energia

A energia alternativa é aquela obtida das várias fontes de energia renováveis, vindo como alternativa as fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, e carvão), pois são fontes oriundas de combustíveis fósseis que são finitos, ou seja, um dia irão acabar e, além disso, são contribuintes do aquecimento global devido à liberação de gases poluentes quando queimados.

As fontes alternativas incluem, entre outras, a energia solar, a eólica, a hídrica (ou hidráulica), geotérmica e outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com