TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento Da Economia

Exames: Fundamento Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  299 Visualizações

Conceito da curva de oferta e demanda

O comportamento dos compradores é usualmente conhecido como demanda, enquanto que o comportamento dos vendedores é conhecido por oferta.

A demanda é expressa pela quantidade de bens que os consumidores estão dispostos a adquirir em diferentes níveis de preços. Oferta é expressa pela quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em diferentes níveis de preço.

O consumidor será mais estimulado a adquirir maiores quantidades de determinado produto quanto menor for seu preço. Na medida em que o preço sobe, são adquiridas cada vez menos quantidades do bem, dando origem a curva de demanda.

O vendedor, por sua vez, estará estimulado a vender maiores quantidades do produto quanto maior for seu preço. Na medida em que o preço cai, são vendidas cada vez menos quantidades do produto, dando origem à curva da oferta.

O gráfico relaciona quantidades e preços, considerando-se duas curvas de demanda hipotéticas em relação a uma mesma curva de oferta. O deslocamento da curva de demanda pode acontecer por efeitos da moda, ou de escassez de produtos substitutos, por exemplo, modificando o gosto ou as expectativas dos compradores.

Na interseção das curvas de oferta e demanda, tem-se o preço de mercado de um bem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com