TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Dos Substratos

Seminário: Funções Dos Substratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Funções dos Substratos

Podemos resumir em quatro as funções básicas de um substrato:

• Propiciar suporte ou ancoragem para a planta.

• Proporcionar suficiente porosidade de modo a permitir o ingresso de oxigênio e o escape de gás carbônico e etileno produzidos durante a respiração das raízes.

• Propiciar alguma reserva de água para as plantas.

• Suprir a planta com nutrientes.

Infelizmente há um grande mal entendido destas funções, como se automaticamente elas fizessem parte do substrato após a mistura de seus componentes. A única função que está assegurada, após a mistura dos diferentes componentes de um substrato, é a ancoragem. As outras três funções serão controladas pelo viveirista.

Componentes de misturas.

Os substratos atuais são na sua grande maioria, misturas de dois ou mais componentes. As propriedades físicas e químicas resultantes destas misturas, normalmente não são equivalentes à soma das partes. Por analogia, pode-se dizer que produzir um substrato é como preparar uma sopa. Quando os primeiros ingredientes são adicionados, todos os aromas podem ser distinguidos. Todavia após cozinhar por algum tempo, os aromas combinam entre si, criando nova fragrância. Da mesma maneira, quando se produz um substrato para utilização em viveiros, e para isto misturam-se diversos componentes, as propriedades físicas e químicas destes componentes se combinam, gerando novas propriedades que são distintas de seus componentes isoladamente.

Aspectos Físicos

Os aspectos físicos de qualquer substrato estão relacionados ao balanço ar/água na mistura, o total de partículas sólidas e o arranjamento entre estas partículas.

As questões mais frequentes que surgem quanto a um novo substrato, são: "qual é a aeração (porosidade preenchida com ar) deste substrato?" ou "quanta água ele pode reter?" estas questões não podem ser respondidas sem que uma série de premissas sejam estabelecidas.

As capacidades de aeração e retenção de água dependerão, além dos componentes e da maneira como o substrato é preparado, de pelo menos três outros fatores: o container que a planta será cultivada, como o substrato será manuseado (compactação, umidade, maneira de enchimento dos vasos e/ou bandejas) antes do plantio ou semeadura, e as práticas de irrigação a serem adotadas.

Para exemplificar esta questão, pode-se observar a Figura 1, onde compara-se valores de aeração, conteúdo de água e parte sólida, de um mesmo substrato (mistura 1:1 de Turfa e Vermiculita) quando colocado em containers (vasos e células de bandejas) com diferentes profundidades. É curioso observar que à medida que a profundidade do container diminui, a aeração também diminui, mas o conteúdo de água aumenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com