TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAR A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE RÚCULA SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATO

Trabalho Escolar: AVALIAR A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE RÚCULA SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 7

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DO ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

Campus de Nova Xavantina

Departamento de Engenharia Agronômica

Disciplina de Experimentação Agrícola

AVALIAR A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE RÚCULA SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATO

DOCENTE:

Ana Emilia¹

DISCENTES:

Rhaymyrsson Feitosa Borges

Hermerson Lima

1 Profa.-Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus de Nova Xavantina – MT

2Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica UNEMAT - Campus de Nova Xavantina - MT

Nova Xavantina – MT

Abril de 2013 

INTRODUÇÃO

A Cultura da rúcula (Eruca sativa Mill) é originária de Região Mediterrânea, sendo muito popular em colônias italiana que vieram para o Brasil e que desenvolveram grandes comunidades em outras regiões ao longo do perímetro do país. O consumo de rúcula é bastante importante para nossa saúde por ser uma folhosa que é rica nos nutrientes K, S, Fe e vitaminas A e C, que é atraída pelo o paladar das pessoas principalmente pelo seu sabor picante e seu cheiro agradável (DA SILVA, 2009). É uma cultura de crescimento e desenvolvimento rápido, não tolerando solo encharcado, devendo se tomar bastante cuidado com a irrigação do canteiro, podendo acarretar no mau desenvolvimento da cultura. Além desse fator a presença de muita umidade no solo pode promover o desenvolvimento de patógeno do solo, especificamente um fungo que causa o tombamento das plantas, principalmente na fase inicial da cultura, sendo este um período critico de instalação da cultura.

O consumo da cultura tem aumentado nos últimos anos, por ser uma fonte de alimento bastante saudável para os consumidores, proporcionando esse acréscimo na compra nos mercados que revendem o produto, a rúcula é comercializada em maços ou em dúzias de plantas e a preferencia dos atacadistas é pelas rúculas que possuem uma coloração verde escura nas folhas, o que apresentam como saudáveis aos olhos do consumidor (SALA et al., 2005).

A germinação das sementes de rúcula, quando é realizada para produção de mudas ocorre na sombra e depois as plantas são transferidas para um local de maior luminosidade, mas a taxa de germinação é semelhante dentre as áreas sombreadas e as que estão a pleno sol, recebendo maior índice de luminosidade (RAMOS et al., 2005), outro ponto importante na germinação de rúculas é a temperatura que também esta relacionando com o sombreamento, pois interfere diretamente na velocidade de absorção de água e também sobre as reações bioquímicas que determinam todo o processo de germinação da semente, como consequência também acarreta na uniformidade e na germinação total, tendo assim uma faixa limite de temperatura que o processo ocorre de forma ideal e que tem a máxima eficiência no processo (STEINER et al., 2010).

O processo de germinação das sementes de rúcula pode ter influencia de vários outros fatores, sendo um dos principais a qualidade das sementes, que vão influenciar no vigor das sementes que é uma carga que vem na carga genética da semente, quando se tem sementes de qualidade é possível que haja uma taxa de germinação alta, dependendo dai por diante de outros fatores como adubação, que vão influenciar em melhor desenvolvimento da plântula de rúcula, pois a partir desse momento a plântula não necessita apenas da reserva contida na semente, então a taxa de sobrevivência vai depender do tipo de alimento que ela tem para absorver e se desenvolver com qualidade (NASCIMENTO, 2012).

O coentro (Coriandrum sanywn L.) é uma erva aromática. É uma erva anual, pertencente à família Apiaceae, originária do norte da África, da Europa e de outros países da região mediterrânea. São aproveitáveis as folhas, os frutos e as flores. Os frutos que dão maior valor a planta (VON FIERTWIG, 1991; TAINTER e GRENIS, 1996). O coentro é usado, ainda, na produção de fármacos para corrigir odor desagradável de certos medicamentos (MARTINS et al.,1995).

Do grão é extraído o óleo essencial, ele tem propriedades antissépticas e, também, é utilizado na preparação de bebidas alcóolicas, tempero e na composição de numerosos perfumes e produtos cosméticos (CURIONI et al., 1995). Os frutos secos são usados como condimento para carne defumada, doces. pães, picles, licores e, principalmente, na elaboração de embutidos (FILGUEIRA, 1982; TAINTER e GRENIS,1996).

É uma hortaliça folhosa herbácea, anual, aromática, de raiz superficial, com

folhas verde-brilhantes, alternadas e entrecortadas até a inserção do pecíolo. É uma cultura de clima quente é intolerante a baixas temperaturas, podendo assim ser semeada e germinada ao longo do ano em localidades baixas. São pouco exigente em relação ao solo e tolerante à acidez (Filgueira, 2000).

Seu cultivo é predominante nas zonas periféricas das cidades, em hortas comunitárias, exclusivamente para produção de massa verde, são comercializados em molhos, constituindo-se uma boa fonte de vitamina C, próvitamina A, cálcio e ferro, (Haag & Minami, 1998).

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é avaliar a germinação de sementes de rúcula e coentro submetidas a diferentes tipos de substrato.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido no campo experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT campus universitário de Nova Xavantina (14º 41’ 25’’ S e 52º 20’ 55’’ W; 275 m). O local do experimento construído três canteiros com nove parcelas de 1 m2, e realizado a incorporação dos adubo orgânico e mineral de acordo com o tratamento, sendo que a testemunha não houve a incorporação, pois não havia nenhum tipo de adubação. Em todas as parcelas com exceção das Testemunhas, sera aplicado Calcário com 5 t/ha ou 0,5 kg/m² e também aproximadamente 10 kg de casca de arroz carbonizada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com