TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórmula genérica para materiais isotrópicos

Resenha: Fórmula genérica para materiais isotrópicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

3 - CÁLCULOS

Fórmula genérica em materiais isotrópicos

Nos materiais isotrópicos, ou seja substâncias que possuem as mesmas propriedades físicas pode-se calcular a variação de comprimento, e conseqüentemente de área e volume, em função da variação de temperatura:

• variação do comprimento em metros (m) ;

• coeficiente de dilatação linear em 1/Kelvin ( ) ;

• comprimento inicial em metros (m) ;

• variação de temperatura em Kelvin (K) ou em graus Celsius (°C).

ETAPA 4

Passo 1, 2, 3 e 4. (Relatório Resumo)

(Relatório-Texto de Transferência de Calor.)

PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

A condução de calor ocorre entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução, a energia cinética dos átomos e moléculas é feita por colisões entre átomos e moléculas vizinhas.

O calor flui das temperaturas mais altas (moléculas com maior energia cinética) para as temperaturas mais baixas (moléculas com menor energia cinética).

A capacidade das substâncias para conduzir calor varia bastante. Sólidos são melhores condutores que líquidos, e líquidos são melhores condutores que gases.

Observado também, que metais são excelentes condutores de calor e no outro extremo, o ar é um péssimo condutor de calor.

ETAPA 1

Aula-Temas: Conceitos Fundamentais, Definição de fluido e propriedades dos fluidos, e Fluidos em Repouso e Pressão.

Passo 1 - Concluído.

Passo 2

Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler). As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre. O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida.

São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor solar, eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda na absorção máxima da radiação solar. O calor passa então das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são de cobre. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar.

Os coletores solares são fabricados com matéria-prima nobre, como o cobre e o alumínio recebem um cuidadoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com