TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOMETRIA

Seminário: GEOMETRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Seminário  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

INFORMÁTICA BÁSICA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Paula Barboza Ramos

Prof.(a) – Crislaine Serafim

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Informática na Educação (LIN0153)

29/11/13

RESUMO

Geometria possui um dos conteúdos mais fascinantes da matemática, é sem duvida um dos conhecimentos básicos e necessários para o intelecto humano que desempenha um papel importante no desenvolvimento social desde povos antigos até nos tempos atuais. No surgimento da roda à agrimensura, do surgimento e aprimoramento da cartografia à própria concepção físico-matemática no espaço, com as construções arquitetônicas às artes visuais, a Geometria tem o objetivo de estudar a forma abstrata e idealmente dos espaços as formas. Para proporcionar uma aula de Geometria descontraia dinâmica e de fácil entendimento para o aluno será utilizado o Software Cinderella com o intuito de auxiliar os professores (as) em sala de aula. A aplicação do Software Cinderela será na Escola de Educação Básica de Jacinto Machado, com a professora de matemática Monica Regina Ferreira Ronzani dos Santos, será passado 3 atividades, com algumas dicas para sua resolução. Como a Geometria hoje compõem uma variedade de técnicas, disciplinas e teorias, chamadas de geometria projetiva, geometrias euclidiana e não euclidianas, geometria algébrica, geometria diferencial, geometria computacional e geometria discreta. A Geometria antigamente, que nos deixaram, nos "Elementos" de Euclides, temcomo base o uso da régua e do compasso para a realização e estudo do plano e do espaço à dimensão e escala humana. O software está instalado em um notebook para á pratica.

Palavras-chave: Geometria, Software Cinderella, Matemática.

1 INTRODUÇÃO

A matemática é conceituada a ciência das formas e números. A relação da matemática com as medidas, inferências e as suas características monstrão a exatidão, precisão e rigor nos resultados. Com sua origem mediterrânea e europeia, reconhecida pelas suas descobertas e avanços conquistados por grandes matemáticos na antiguidade Grega, por seu povo que dominava a produção do conhecimento e dominaram em alguns aspectos até os tempos bem atuais. E, ainda, na matemática ao longo de sua configuração histórica, apresenta outros povos que contribuíram para seu aprimoramento, como por exemplo, os conhecimentos matemáticos apresentados pelos povos Astecas, Maias e Hindus, com as demais partes da matemática.

Para melhor fazer uso de umas das áreas da matemática, a Geometria Dinâmica fará uso do Software Cinderella, que é um software desenvolvido por Jürgen Richter-Gebert & Ulrich Kortenkamp e comercializado por Sun Microsystems, Inc. O software tem o objetivo de permite a construção e manipulação das formas planas necessárias, cônicas e de fractais. O software trabalha com a geometria Euclidiana, hiperbólica e esférica.

A pratica realizada neste paper será na Escola de Educação Básica de Jacinto Machado, apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com