TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPOLITICA

Seminário: GEOPOLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Seminário  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Resposta: Os Estados, na busca de manutenção de suas capacidades, veem no Sistema Internacional, a oportunidade pela relação com outros. Pois estes saíram do modo de produção feudalista para o capitalismo. O sistema capitalista tem um padrão de ocorrência de revoluções industriais, e a cada revolução, um grupo de estados ou um estado que a lidera.

A Inglaterra por ser o primeiro país a se industrializar, foi o berço do capitalismo. Era um país maduro em desenvolvimento.

Porém com a segunda revolução industrial, um outro país começou a se destacar, os Estados Unidos da América. A multiplicação do fordismo e taylorismo como técnicas de produção, significou a passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América.

Com isso houve uma crescente concorrência internacional, que caracteriza o processo de reestruturação econômica.

Porem a Inglaterra por já ser madura, não consegue mais retomar o crescimento, e com isso não consegue mais competir com o rival. Os EUA eram líderes de tecnologia e produção: Reinava supremo e o poder militar era infinitamente superior.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e  citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

Resposta: Brasil, que em 2000 tinha bons indicadores, porém havia muitos desafios a serem vencidos. Até os dias atuais o Brasil conseguiu atingir a meta da ONU, nos objetivos 1º e 3º, propostos nos Objetivos do Milênio. Nos demais objetivos, percebe-se mudanças qualitativas, por exemplo, no Objetivo 4º (Reduzir a mortalidade infantil), a taxa de mortalidade das crianças abaixo de cinco anos apresentou queda de 65% entre 1990 e 2010. Um relevante índice. Porém o Brasil ainda é um país emergente, e continua lutando para melhorar sua condição perante esses objetivos, que são de suma importância. O objetivo que o Brasil tem mais dificuldade de atingir é o 5º, que se refere à melhor saúde das gestantes. Segundo estimativas da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a razão da mortalidade materna era de 141 por 100 mil nascidos vivos em 1990 e declinou para 68 por 100 mil nascidos vivos em 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com