TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPROCESSAMENTO COMPORTAMENTO ESPECTRAL: VEGETAÇÃO, AGUA,SOLO E ROCHAS

Ensaios: GEOPROCESSAMENTO COMPORTAMENTO ESPECTRAL: VEGETAÇÃO, AGUA,SOLO E ROCHAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.308 Visualizações

Página 1 de 3

GEOPROCESSAMENTO

COMPORTAMENTO ESPECTRAL: VEGETAÇÃO, AGUA,SOLO E ROCHAS

NOVA VENÉCIA - ES

DEZEMBRO 2012

Comportamento espectral da vegetação

As folhas são os elementos da vegetação que mais contribuem para o sinal detectado. As propriedades espectrais de uma folha são função de sua composição química, morfologia e estrutura interna. Os constituintes mais importantes para a radiação são: a celulose, os solutos (íons e moléculas), os espaços intercelulares e os pigmentos. A Figura 13 mostra a curva espectral média da vegetação sadia. Observa-se que até 0,7µm a reflectância é baixa devido à absorção causada pelos pigmentos, com um pequeno aumento na faixa do verde (máximo em 0,56µm). De 0,7µm a 1,3µm a reflectância é alta devido à interferência da estru-tura celular. De 1,3µm a 2,5µm a influência maior é do conteúdo de água das folhas, com dois máximos de absorção em 1,4µm e 1,95µm.

Comportamento espectral da água

A água apresenta um comportamento espectral distinto conforme o estado físico que se encontra (Figura 14). No estado líquido apresenta uma reflectância baixa entre 0,38 e0,70µm, absorvendo toda a radiação acima de 0,7µm. Todavia este comportamento é afetado pela concentração de materiais em suspensão e dissolvidos na água e pela profundidade do corpo d’água, como ilustra a Figura 15. O aumento da concentração de materiais em suspensão implica o aumento da reflectância na faixa do vermelho. Na forma de nuvens, a água apresenta altíssima reflectância. As ondulações na curva espectral são devidas à leve absorção em torno de 1,3µm e 2,0µm. A neve possui uma reflectância altíssima no infravermelho próximo, mas decresce bruscamente no infravermelho médio, com picos de absorção em 1,5µm, 2,0µm e 2,5µm.

Comportamento espectral dos solos

Os solos são compostos de substâncias em três fases:

sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (água) e gasosa (ar). As combinações e arranjos dos materiais constituintes dos solos é que definem o seu comportamento espectral,sendo que os principais fatores são:

•constituição mineral;

•proporção de matéria orgânica;

•granulometria (textura e estrutura); e

•umidade. De forma simplificada são estes os efeitos dos constituintes dos solos sobre a reflectância:

Água

O aumento no conteúdo de umidade implica uma diminuição da reflectânciaem todo o espectro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com