TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gases Nobres Neon

Dissertações: Gases Nobres Neon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

Neon

1) É um gás incolor de pequena quantidade no ar atmosférico porém muito abundante no Universo Sendo o segundo gás nobre mais leve, com numero atômico 10, gasoso e inodoro, um poder de refrigeração, por unidade de volume, 40 vezes maior que o do hélio líquido e três vezes maior que o do hidrogênio líquido. , às vezes ele se torna mais viável comercialmente do que o próprio hidrogênio sendo vendido comercialmente como refrigerante criogênico. Neon é abundante em uma escala universal, sendo o quinto elemento químico mais abundante por massa no Universo, atrás do hidrogênio, hélio, oxigênio, e carbono. Sua relativa raridade na Terra,

Neón é raro na Terra, encontrado na atmosfera terrestre a 1 parte em 65000 (15,4 ppm) considerando volume ou 1 parte em 83000 (12 ppm) considerando massa. Sendo obtido em escala industrial pela destilação fracionada do ar. O processo se baseia no resfriamento do ar e destilação do líquido criogênico resultante.[6]

Isótopos são variantes de um elemento químico particular. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de prótons, cada isótopo difere dos outros em seu número de nêutrons.

3) Através de uma experiência onde foi destilado o ar liquido, sendo obtida uma substancia rica em hélio e um novo gás ao qual deram o nome de néon (que significa novo), sendo retirados os traços de oxigênio e nitrogênio por processos químicos e o néon sendo congelado com auxilio de nitrogênio liquido, separando-se assim do hélio que permanecia gasoso. O líquido foi aquecido e Ramsay capturou os gases quando era fervido. Os gases encontrados foram o criptônio, xenônio e o Neon.[2] A cor vermelha brilhante, que é emitida pelo neon gasoso foi notado imediatamente.

. Depois de 1902, a companhia de estava produzindo quantidades industriais de neon como um subproduto de seu negócio.

Eles foram introduzidos nos Estados Unidos em 1923, quando dois grandes letreiros de neon foram comprados por uma concessionária de carros de Los Angeles. O brilho e a cor vermelha chamativa fizeram dos letreiros de neon algo completamente diferentes dos usados pelos competidores.[4]

6)Algumas reações que ocorrem dentro dos núcleos das estrelas entre carbono e oxigênio dão origem ao neônio, e algumas dessas estrelas explodem dando origem a novas ou supernovas fazendo com que o neônio esteja presente nas nuvens de gases interestelares ou nebulosas.

Esta é uma das hipóteses que faz com que pensemos que o néon estivesse presente nos gases que formaram a terra, e ele fosse posteriormente liberado pelo rompimento da crosta terrestre, assim estando presente na superfície terrestre.

7) O néon é usado para iluminação, utilizando-se tubos em baixa pressão por onde passam correntes elétricas. Se o tubo for incolor e gás néon estiver puro, quando os elétrons são excitados pela corrente elétrica emitem cor vermelhada-alaranjada, mas as cores podem ser alteradas tanto pela misturas de gases como hélio e árgon quanto pela coloração do vidro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com