TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gasolina automotiva

Relatório de pesquisa: Gasolina automotiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

REVISÃO LITERÁRIA

A gasolina automotiva é uma mistura complexa de hidrocarbonetos variando de quatro a doze átomos de carbono e tendo pontos de ebulição entre 30 e 225°C. A faixa de destilação da gasolina tem sofrido modificação com a evolução da indústria petrolífera e dos motores de combustão interna.

Os hidrocarbonetos, componentes da gasolina, são membros das séries parafínica, olefínica, naftênica e aromática, e suas proporções relativas dependem dos petróleos e processos de produção utilizados. Atualmente, as gasolinas que saem das refinarias dotadas de vários processos de refino, são constituídas de misturas criteriosamente balanceadas desses hidrocarbonetos, visando atender aos requisitos de desempenho nos motores.

Uma gasolina para consumo é constituída pela mistura de dois, três ou mais componentes obtidos nesses diferentes processos de refino, podendo ainda receber a adição de outros compostos como o tolueno ou xileno, etanol, além de outros aditivos especiais com finalidades específicas, entre os quais podemos citar antioxidantes, antidetonantes, detergentes, anticongelantes, desativadores de metal, corantes, etc.

A especificação brasileira para a gasolina automotiva é estabelecida, atualmente, pela portaria ANP n° 309 de 27 de dezembro de 2001.

A qualidade de um produto pode ser definida em termos de adequabilidade para determinada aplicação. O controle de qualidade é feito por intermédio de análises e ensaios apropriados. Estes ensaios devem ser relativamente simples e ter boa precisão e reprodutibilidade.

Para verificação da qualidade da gasolina automotiva, realiza-se o seguinte teste com os seguintes matérias e ingredientes:

Materiais e ingredientes:

1 litro de água

100 gramas de sal

50 ml da gasolina que será analisada

1 proveta ou vidro com medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com