TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gel Anti Inflamatório

Monografias: Gel Anti Inflamatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com a Farmacopéia Brasileira 5a. edição, géis são definidos como formas farmacêuticas semissólidas de um ou mais princípios ativos que contém um agente geleificante para fornecer firmeza a uma solução ou dispersão coloidal (um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 mm – são distribuídas uniformemente através do líquido). Os géis são obtidos por misturas de materiais naturais ou sintéticos na água ou mistura de solventes, em um processo chamado geleificação.

Geralmente, as substâncias formadoras de géis são polímeros que, quando dispersos em um meio aquoso doam viscosidade à preparação. Além do agente gelificante e da água, as formulações à base de gel podem conter fármacos, solventes, conservantes antimicrobianos e estabilizantes. Géis medicamentosos podem ser preparados para serem administrados por diversas vias como cutânea, transdérmica, nasal, vaginal, e ocular. Sob o ponto de vista dermatológico, géis constituem-se numa forma farmacêutica amplamente usada, pois apresentam características sensoriais agradáveis, sendo adequados para produtos com finalidades de proteção, lubrificação, hidratação ou outros efeitos, de acordo com o princípio ativo incorporado à formulação.

Na pele, os géis se liquefazem ao contato, deixando uma camada delgada não-gordurosa e não oclusiva.

Os Géis anti-inflamatórios de uma forma geral são indicados para o tratamento da inflamação local (reação do sistema de defesa a agressão, manifestada por dor, calor, vermelhidão local; que se intensa, pode incomodar e/ou aumentar a agressão), tais como: osteoartrite (ou artrose: processo de desgaste das articulações), tendinite (inflamação do tendão, parte fibrosa que liga os músculos aos ossos e articulações), tenossinovite (inflamação do tendão e das articulações, chamadas popularmente de "juntas"), periartrite (inflamação das partes que envolvem uma articulação), luxações (desencaixe de uma articulação), entorses e lombalgia (dor da região nas costas). Apesar de serem amplamente utilizadas pela população, seu uso só deve ser feito sob orientação médica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com