TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria E Polaridade

Casos: Geometria E Polaridade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Geometria e Polaridade de Substâncias Inorgânicas

Nome do autor apresentador:

Wellington Mantuan

Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Ciências Agrárias/UFU

A geometria e a polaridade são caracteristicas das moléculas, aonde a primeira é dependente da outra para tomar forma. A polaridade das moléculas, interfere diretamente na sua geometria que conforme o caso, poderá assumir até 5 formas distintas: linear, angular, piramidal, trigonal plana e tetraédrica.

A geometria depende também, da quantidade de átomos presentes na molécula. Aquelas que possuem 2 átomos como o gás Oxigênio (O2) que tem geometria linear sendo apolar, ou seja, a força eletronegativa que o atomo oxigênio exerce sobre o outro são iguais e assim se anulam. O gás fluorídrico (HF) também tem geometria linear, porém é polar pois o átomo de flúor presente, arrasta os elétrons com um pouco mais de força do que o hidrogênio para perto de si, fazendo com que a resultante vetorial seja diferente de zero.

Quando uma substância apresenta apenas três átomos, ela pode ter dois tipos de geometria, angular ou linear. A água (H2O) tem geometria angular e é polar, pois o oxigênio tem 6 elétrons na sua última camada e faz duas ligações com os hidrogênios. Assim, 2 pares de elétrons nao são utilizados e acabam forçando os hidrogênios para baixo, criando um angulo de 104° 28' entre si. Pelo fato do oxigênio ser mais eletronegativo que os hidrogênios, a resultante se torna diferente de zero e assim caracterizando a molécula como polar.

Quando a molécula apresente 4 átomos, ela pode ter também dois tipos de geometria, trigonal plana e piramidal. A geometria da molécula de trifluoreto de boro (BF3) apresenta geometria trigonal plana, pois o boro que apresenta 3 elétrons na última camada, se liga a 3 átomos de flúor, não sobrando nenhum par de elétrons e assim, ja que os ligantes são iguais, as resultantes se anulam e o momento de dipolo é igual a zero (apolar). Porém, tais moléculas também podem apresentar geometria piramidal, ou seja, quando em sua estrutura, sobra um ou mais pares de elétrons, fazendo com que estes "forcem" os outros átomos a ficarem posicionados em locais diferentes como é o caso da amônia (NH3). O nitrogênio que apresenta 5 elétrons na última camada faz 3 ligaçoes com os hidrogênios sobrando ainda 1 par de cargas negativas. Assim, este par, força os outros hidrogênios a assumirem uma forma de tripé, enquanto o par, fica la encima fazendo com que a molécula tome tal formato de pirâmide. Como o nitrogênio tem uma maior força eletronegativa, os vetores nao se anulam fazendo com que a molécula seja polar.

E por fim, as moléculas que apresentam 5 átomos, tem somente geometria tetraédrica como o amônio (NH4) que tambem apresenta momento dipolo igual a zero, ou seja, apolar. Isso se deve, ao fato de os 4 ligantes serem iguais, e terem a mesma força eletronegativa e também assume este formato, por não estar presente um ou mais pares de elétrons restantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com