TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Estrategico

Trabalho Universitário: Gerenciamento Estrategico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3

Ponto de equilíbrio nada mais é do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, que inclui os custos fixos e variáveis, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.

O ponto equilíbrio é classificado em três modelos:

Ponto de Equilíbrio Contábil; Ponto de Equilíbrio Financeiro e Ponto de Equilíbrio Econômico.

Para o ponto de equilíbrio contábil são levados em conta os custos fixos contábeis relacionados com o funcionamento da empresa.

Ponto de equilíbrio = (Custos fixos + despesas fixas)/margem de contribuição unitária

Ponto de equilíbrio financeiro é o momento quando despesas e receitas se igualam. Verifica-se o equilíbrio financeiro de uma organização, quando seus custos e despesas comparam-se com sua receita. Isto é, o ponto de equilíbrio financeiro, que pode ser verificado financeiramente e/ou em quantidade de vendas ou prestação de serviços, é o ponto inicial de seu superávit. É exatamente ao alcançar o ponto de equilíbrio que a organização começa a gerar resultados positivos em sua operação fim. O ponto de equilíbrio pode ser verificado a partir da projeção/ orçamento das premissas financeiras, isto é, receita bruta, preço médio de venda, custo variável unitário e custos fixos.

O ponto de equilíbrio e uma das informações mais importantes de toda a empresa, e seu valor deve ser cuidadosamente calculado no máximo a cada três meses.

Ponto de Equilíbrio Financeiro = (Custos e despesas fixos (-) depreciação, amortização e exaustão) / MC unitária.

O ponto de equilíbrio econômico é o momento quando despesas e lucros se igualam. É, portanto, o momento em que um produto deixa de custar e passa a dar lucro. A ele adicionam-se os custos fixos e todos os custos de oportunidade, como por exemplo os referentes ao uso do capital próprio, ao possível aluguel das edificações (caso a empresa seja proprietária) perda de salários, etc. Diferentemente do Ponto de Equilíbrio Contábil, o PEE visa a obtenção de lucro que pode ser estipulado pelo empresário.

Ponto de equilíbrio econômico = (custos fixos e despesa fixos + custo de oportunidade)/margem de contribuição

Margem de Contribuição é a diferença entre o valor das vendas de determinados produtos e seus gastos (custos e despesas) variáveis. A margem de contribuição é a parcela que sobra após diminuir os custos variáveis da receita, parcela essa que contribui para o pagamento dos custos e despesas fixas.

Margem de contribuição unitária = Preço de venda (-) custos variáveis e despesas variáveis

MODELOS DE SISTEMAS

REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

A escolha de um determinado sistema de produção por uma empresa é resultado de uma decisão estratégica tomada de acordo com os objetivos que a mesma busca atingir dentro da sua realidade de mercado. A modalidade da gestão irá comprometer diretamente o desempenho do sistema de produção, no que tange aos principais aspectos competitivos da manufatura de custo, qualidade, rapidez de entrega, confiabilidade e flexibilidade (SLACK et al, 2008). De tal modo, o sucesso do sistema produtivo de uma organização dependerá do conjunto de fatores como estrutura, recursos humanos, nível de automação e sistema de gestão. De forma isolada, a implantação de um sistema de administração de manufatura não assegura o êxito competitivo da corporação.

A crescente necessidade de redução de custos e aumento de produtividade dentro das organizações, aliada a pouca disponibilidade de recursos para investimento gera a necessidade do emprego de técnicas simples e de baixo custo que atuem nesse sentido. A globalização da economia mundial é também fator preponderante para essa busca constante de produtividade e redução de custo, uma vez que os mercados estão cada vez mais abertos e a concorrência de países emergentes se faz presente gerando a necessidade das empresas tornarem seus processos mais eficientes para assegurar sua sobrevivência e crescimento no mercado (LIKER; MEIER,2007).

Custeio ABC (do inglês Activity Based Costing)

Este método baseia-se na identificação, análise e controle dos custos envolvidos nas atividades e processos de uma empresa, atribuindo aos produtos, individualmente, a parcela dos custos indiretos consumida por cada um deles. É uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa.

Segundo Oliveira & Perez Jr. (2000, p.169) o método ABC, permite identificar as atividades e os processos existentes nos setores produtivos de uma organização industrial ou prestadora de serviço, atribuindo os custos aos produtos através da utilização dos direcionadores ou geradores de custos destas atividades.

Com o objetivo de gerenciar, controlar e desenvolver uma metodologia de custeio baseado em atividade (ABC) dentro da empresa são necessários, segundo Bruni e Fama Souza (2003, p. 29), “a identificação das atividades e seus respectivos custos, a alocação do custo departamental ao custo da atividade, a identificação dos direcionadores de custos e a divisão do custo da atividade pelo direcionador de custos”.

Na lógica do custeio ABC, se a empresa conseguir eliminar ou reduzir os geradores negativos, as atividades que dão origem a esses geradores deixarão de existir por si só e, conseqüentemente, os recursos consumidos por estas atividades já não serão necessários. Com isso, cortam-se os recursos de forma racional e eficaz.

Vantagens – informações gerenciais mais fidedignas por meio da redução do rateio; atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade (idêntico ao custeio por absorção); obriga a implantação de controles internos; proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;

pode ser empregado em diversos tipos de empresas (industriais, comerciais, de serviços, com ou sem fins lucrativos); pode, ou não, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade; pode fornecer subsídios para gestão econômica, custo de oportunidade e custo de reposição; e ajuda na eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.

Desvantagens - gastos elevados para implantação; alto nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com