TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência Científica

Por:   •  12/3/2018  •  Seminário  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Administração e Planejamento

 1- O que é Gerência Científica?

De acordo com Harry Braverman em Trabalho e Capital Monopolista, a gerência científica significa um empenho no sentido de aplicar métodos da ciência aos problemas complexos e crescentes do controle do trabalho nas empresas capitalistas em rápida expansão, já Peter F. Druker, consultor administrativo, é enfático na definição de gerência científica, ela focaliza o trabalho, a análise do trabalho nos seus elementos mais simples e a melhoria sistemática do desempenho de cada um desses elementos pelo trabalhador. De fato a gerência científica é quase uma filosofia sistemática do trabalhador e do trabalho. Ao mesmo tempo, ela pode ser a mais poderosa e durável contribuição que a América fez para o pensamento ocidental desde os Documentos Federais.

2- Qual a importância do planejamento para o Serviço Social?

Possibilita diminuir ou minorar a alienação dos profissionais à medida que melhor compreendem as estruturas laborativas que são submetidos como meros trabalhadores. Há quatro argumentos que podem ser usados como justificativa:

Primeiro – a possibilidade de conhecer os sistemas de proteção social em suas estruturas organizacionais e através das mesmas aprofundar conhecimentos sobre os mecanismos institucionais de reprodução social na sociedade urbano industrial;

Segundo – a própria demanda do mercado de trabalho que também reserva aos Assistentes Sociais postos de trabalho diretamente vinculados às funções técnicas junto à administração

de pessoal, recursos humanos, saúde ocupacional, tanto em empresas privadas como em órgãos públicos.

Terceiro – a necessidade de compreender e saber uso do repertório gerencial para responder as demandas.

Quarto – com a junção de todos esses elementos resulta no conhecimento crítico dos espaços institucionais, para escolha de melhores estratégias de ação profissional, para delimitação de projetos de trabalho e para sistematização da prática profissional de modo a produzir conhecimento sobre o universo de trabalho.

3- Quais os elementos chave da doutrina e prática administrativa?

• Da organização do processo de trabalho destaca-se a importância de conhecer a forma como o sistema produtivo específico se organiza.

• Da política administrativa de recursos humanos destaca-se o corpo doutrinário que embasa a adoção de dadas diretrizes organizacionais como por exemplo, certos sistemas de pagamento do trabalho, prêmios, formato das carreiras, planos salariais dos diferentes segmentos laborativos, normas de ascensão funcional, aperfeiçoamento da mão-de-obra e certas condições ambientais e psicossomáticas do trabalho.

Os elementos chave são: a organização do processo de trabalho; a política organizacional de recursos humanos e as relações de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com