TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Organização

Artigos Científicos: Gestao Da Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

Essa atividade virtual visa estimular o estudo e a leitura do módulo, bem como a pesquisa como ferramenta complementar à construção da sua aprendizagem.

Nas 10 frases a seguir, indique V (para verdadeiro) e F (para falso). Justifique cada uma das 10 respostas utilizando uma citação de um autor para embasar suas afirmações. Não passe de 10 linhas para sua resposta. Importante lembrar que deve ser uma citação que não esteja no módulo.

QUESTÃO 1: A gestão pode ser entendida como um processo que visa a associação e a correlação entre pessoas, estrutura e recursos em prol de atingir os resultados desejados por uma organização. (v)

“O termo gestão de pessoas adquiriu seu espaço necessário, levando em consideração que atualmente às organizações estão inseridas no contexto de valorização das pessoas, as mesmas são tidas como o recurso intangível responsável pelo sucesso ou insucesso das organizações” (Adm. Warton da Silva Souza)

QUESTÃO 2: Paradigmas podem ser entendidos como modelos de referência. É como se fossem padrões que são seguidos dentro de algum escopo identificado como referência e que devem ser replicados por outras pessoas ou por outras sociedades. (v)

“Desde 1976, ano da promulgação da Lei 6.404 — conhecida como Lei das S. As. —, o Brasil não atravessa uma revolução tão grande no seu mundo contábil. Com o advento da Lei 11.638/07, o País passou a harmonizar as suas normas contábeis com aquelas emitidas pelo International Accounting Standards Board (Iasb). O processo atingiu seu ápice este ano, com a obrigatoriedade de que todas as companhias abertas adotem esse padrão internacional, devidamente adaptado à realidade brasileira pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), para as demonstrações contábeis encerradas em 2010.” (Eric Aversari Martins)

QUESTÃO 3: planejamento é um processo sistemático e contínuo, desenvolvido com a finalidade de alcançar uma determinada situação almejada, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, otimizando esforços, talentos, competências e recursos disponíveis na organização. (v)

"O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”. - “Peter Drucker.”

QUESTÃO 4: Planejar é traçar o futuro, definindo objetivos, visualizando os recursos necessários e disponíveis para alcançá-los. Organizar significa o estabelecimento dos meios e recursos necessários para possibilitar que o planejamento alcance os objetivos propostos, realizando a divisão de tarefas com as equipes ou os departamentos da organização, alocando de maneira eficaz os recursos disponíveis. Dirigir é a disposição das pessoas certas, no momento certo, realizando as atividades que ajudem a expressar todo o seu potencial e desempenho, por meio de uma liderança, através da distribuição de tarefas, da delegação de autoridade e da divisão de responsabilidades, prezando pela autonomia e pelo trabalho em equipe. E controlar significa o acompanhamento, monitoração e avaliação do desempenho organizacional, bem como a correção de desvios e a manutenção do caminho adequado ao alcance dos objetivos. (v)

“Segundo Chiavenato (1995) o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura A elaboração do planejamento evita a adoção de ações improvisadas, casuais, contribuindo para reduzir o nível de incerteza e possibilitando maior segurança quanto ao desempenho da empresa”.

QUESTÃO 5: A Teoria Clássica, também denominada de Normativista, foi fundada pelo engenheiro Henry Fayol em 1890. Também conhecida como tradicionalista, tinha como idéia principal a centralização, o seguimento de normas, a divisão de trabalho e economias, onde as pessoas eram motivadas por razões econômicas (homo economicus). (v)

“É uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol.,a partir da década de 1910.Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.”

QUESTÃO 6: A escola das relações humanas se preocupou justamente em humanizar os princípios e maneiras de administrar uma organização. Assim, surge então em 1927 a escola de Relações Humanas, também chamada de Behaviorista, com o foco nas pessoas, onde foi visto que as mesmas precisam ser estimuladas, os fatores emocionais interferem na produtividade e que o comportamento humano é complexo. (v)

“Neste momento, Mayo provou que o fator psicológico prevaleceu sobre o fator fisiológico e, assim, ele pôde concluir que a produtividade não dependia apenas das condições físicas oferecidas pela organização, mas também pelas condições psicológicas dos empregados. Com a conclusão da interferência do aspecto psicológico, Mayo foi mais fundo e começou a analisar alguns aspectos fisiológicos, como a influência de alteração de horários e permissão para intervalos de descanso. Os operários que tinham supervisores com um bom relacionamento, um tratamento mais brando, sem pressão e com mais liberdade, demonstraram um aumento na satisfação do trabalho”.

QUESTÃO 7: para Weber, legalidade, formalidade nas comunicações, racionalização e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, autoridade submetida à divisão hierárquica, padronização, qualificação dos participantes e previsibilidade do funcionamento são fatores que fundamentam a burocracia. (v)

Weber tenha elaborado o conceito de burocracia a partir de sua sociologia política, ele usou o conceito de modo mais abrangente, englobando as demais instituições sociais além da administração pública. Weber notou a proliferação de organizações de grande porte, tanto no domínio religioso (a Igreja) como no educacional (a Universidade) ou no econômico (as grandes empresas),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com