TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Estratégica

Exames: Gestao Estratégica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 9

Leia o texto atentamente, a seguir:

Paloma Herrera investe em lojas de rua

A empresa de sapatos Paloma Herrera começa a colocar em prática seu plano de expansão, que inclui a abertura de 20 novas lojas nos próximos 10 anos. “Nós estamos fazendo uma reestruturação e a intenção é abrir filiais no Brasil inteiro”, diz Ramon Herrera, diretor da companhia.

Criada em 1990, a marca tem a família toda a frente do negócio e atende mulheres de classe média alta, com mais de 30 anos e que gastam, em média, 300 reais nas compras dos sapatos produzidos manualmente. E dentro desse contexto pode-se destacar o aumento da média de salários dos brasileiros, o aumento dos índices das mulheres em cargo gerenciais, todavia a empresa deve estar atenta a desaceleração do desempenho do PIB brasileiro e os questões relativas à mão de obra, cada vez mais cara e escassa. O portfólio de produtos e inovador e está sempre alinhado com as tendências da moda internacional e nacional, criado por designer de elevada capacidade técnica e com pesquisa e desenvolvimento de novos materiais. A fábrica na Barra Funda, em São Paulo, produz 1,2 mil calçados por mês para abastecer as três lojas. “Vendemos também para terceiros, mas em outros estados para não gerar uma competição”, explica Herrera.

Para alcançar a meta de expansão, a Paloma Herrera deve passar por mudanças internas que sustentem o crescimento da marca, entre as mudanças estão a criação de um centro de inteligência competitiva para monitorar as mudanças das variáveis mercadológicas e ação dos concorrentes diretos, processos compartilhados para a redução de custos e maximização da rentabilidade. [...] Já investimos 200 mil reais em melhorias de processos e maquinário na fábrica. E, vamos mudar para um lugar maior e unificar o centro de distribuição com a fábrica. Além disso, investir na loja virtual também faz parte da nossa meta para crescer”, conta. E precisamos, resolver questões relacionadas a rotatividade de funcionários e absenteísmo dos funcionários da fábrica.

Na contramão do comércio, a empresa pretende manter suas operações em lojas de rua e não em shoppings. Uma das razões é o custo mais baixo. “Shopping ainda é muito caro pela mão de obra, horário de trabalho, logística, ponto e aluguel. Além disso, é muito impessoal. O nosso diferencial é também ter um atendimento personalizado”, explica. Segundo Herrera, o fluxo de clientes nos shoppings prejudicaria um atendimento mais atencioso e próximo.

As novas lojas devem se concentrar em São Paulo. “A gente pretende começar aqui, onde já estamos, e com uma espiral começar a ir mais longe”, diz. A previsão é inaugurar até 3 novos pontos de venda por ano até 2012. Só depois a marca deve se arriscar fora de São Paulo. A partir de 2013, Brasília, Goiânia e Curitiba podem receber unidades. A loja online deve ajudar a definir as novas cidades. “A loja online vai ter atendimento no Brasil todo e a gente já começa a ter um feeling dos locais que tem mais demanda”, diz.

Com faturamento anual de 2,2 milhões de reais, a empresa descarta a venda de franquias no curto prazo. “Antes queremos ter uma boa base com lojas próprias”, justifica Herrera. Segundo ele, o investimento em cada nova unidade é de 350 mil reais.

Fonte: Adaptado pela professora a partir do case disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/cases-de-sucesso/noticias/paloma-herrera-investe-em-lojas-de-rua, acessado em 17/07/2012.

1. Considerando o conteúdo estudado, assinale a opção correta e, a seguir, justifique-a:

a) A empresa do case pode ser classificada com base em suas atividades econômicas em: (1,0 ponto)

• Setor Primário • X Setor Secundário • Setor Terciário

Justifique sua resposta.

Paloma Herrera e sua família possuem uma empresa que produz sapatos em larga escala, atuam desde o design da coleção até a produção manual dos pares para o abastecimento de suas lojas e de lojas de terceiros. Tendo em vista, que atuam no comércio, poderíamos classificar a empresa do case no setor terciário. Entretanto, a família Herrera não somente comercializa os produtos como também transforma a matéria prima em sapatos em sua fábrica (linha de produção), e isto a caracteriza como indústria. Sendo assim, a empresa do case é classificada no Setor Secundário.

De acordo com Pacheco (2011), muitas organizações do primeiro e segundo setor contribuem com o terceiro setor, e este é o caso da indústria Herrera que comercializa sua produção atingindo o consumidor final e contribuindo para o terceiro setor.

b. A empresa pode ser classificada quanto à origem e aplicação de recursos em: (1,0 ponto)

• Primeiro setor • X Segundo setor • Terceiro setor

Justifique sua resposta.

Quanto à origem e aplicação de recursos, a empresa do case é classificada no Segundo setor, que abrange organizações privadas com fins lucrativos.

2. De acordo com o texto apresentado pode-se inferir, segundo o conteúdo desta Unidade de aprendizagem, em que fase do ciclo de vida a organização se encontra atualmente, destacando uma característica desta fase presente no texto. Justifique sua resposta. (1,0 ponto)

A terceira fase, chamada por Greiner (1972) de Delegação, é quando a empresa consegue sair da crise da autonomia, descentralizando as responsabilidades e expandindo mercado como, por exemplo, duas filiais. No caso da família Herrera esta fase já foi superada, tendo em vista que já possuem filiais e a meta agora seria abrir em torno de 20 lojas nos próximos 10 anos. A empresa está bem consolidada com suas lojas próprias, o que faz com que a principal característica da quarta fase seja alcançada.

Segundo o conteúdo desta unidade, a empresa do case se encontra na quinta fase, Colaboração, a característica desta fase é a de buscar inovação dos produtos da empresa, e segundo Herrera o momento é de investir pesado em novos processos e em um centro de inteligência, reduzindo custos e maximizando a rentabilidade.

3. Imagine-se como consultor desta organização, contratado para fazer um planejamento estratégico, com base no contexto apresentado acima. Desenvolva de forma prática o planejamento estratégico para empresa Paloma Herrera, a partir do contexto apresentado sobre ela. Não se esqueça de seguir as nove etapas propostas no material didático: (7,0 pontos)

* Etapa 1 - Pré-diagnóstico

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com