TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Industrial

Dissertações: Gestao Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA PAULA RIBEIRO

GESTÃO INDUSTRIAL

Canarana

2014

ANA PAULA RIBEIRO

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

Canarana

2014

1. INTRODUÇÃO

Nesta produção textual, irei discorre sobre o conteúdo de contabilidade industrial que foi o principal conteúdo abordado durante o 5º semestre. Falando principalmente da área industrial, empresas que trabalham com transformação de matéria prima em produtos a serrem consumidos na Gestão Indústrial.

A importância da contabilidade dentro dessas indústrias. Os principais objetivos, Terminologias.

Sendo assim este objetivo é relatar através desta atividade a elaboração de um texto que contenha informações conceituais e teóricas que embasem o cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes, formação do preço de venda, o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio, que contemple, no mínimo, os seguintes aspectos;

2.1 GESTÃO INDUSTRIAL

Os custos são os reflexos da empresa em atitudes, comportamentos, estruturas e modos de operar, e quanto mais estruturada for, melhores serão os resultados encontrados, e quanto menos informações estiverem disponíveis, ou se a qualidade dessas informações não for confiável, os resultados encontrados serão deficientes.

Muito simples, o Custo de uma Indústria correspondem aos gastos relativos á fabricação dos produtos, como os custos em uma indústria, envolvem variavéis a definição correta desses custos que depende de um eficiente controle.

No Comércio Varejista a atribuição dos custos das mercadorias vendidas é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmento no seu custo que aquisição levando-se em consideração o método usadona apuração do estoque que normalmente é o PEPS, primeiro que entra, primeiro que sai ou o Custo Médio Ponderado.

Sabendo que, existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

O custeio por absorção consiste na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando alem dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa, tambem é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ouvariáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.

Já o custeio variável peça gerencial, própria para tomada de decisão, fundamental para relatórios internos. É o método de custeio em que somente os custos claramente identificados com os produtos devem ser apropriados.

No processo de seleção e produção no sistema de custeio variável o fluxo dos componentes dos custos de produção são separados em dois grupos, os custos fixos e os custos variáveis, sendo que os custos variáveis tomam a direção dos estoques e o fixos são direcionados para resultado do exercício.

O custeamento variável apresenta imediantamente a margem de contribuição.

Ele determina os produtos que podem ter suas vendas incentivadas ou reduzidas e aqueles que podem ser excluídos da linha de produção, além de identificar os produtos que proporcionam maior rentabilidade quando existem fatores que limitam a produção (gargalos), permitindo o uso mais racional desses fatores e também definir o preço dos produtos em condições especiais, por exemplo, para ocupar eventual capacidade ociosa e ainda definir, em uma negociação com o cliente, o limite de desconto permitido. A maior parte das despesas e custos variáveis de fabricação são itens que passam imediatamente por caixa; esse aspecto permite maior correspondência entre as demonstrações econômicas e as demonstrações financeiras na área industrial. Assim como o custeamento por absorção, o custeamento variável também é facilmente acoplado aos demais sistemas de custeamento.

Pulando para Preço de venda e a geração do lucro, toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.

Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda.

A apuração dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extra-contábeis, como controles de estoques, rateios de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com