TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Industrial

Trabalho Universitário: Gestao Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FAGNIA LEIK LIMA VIANA

GESTÃO INDUSTRIAL

TEIXEIRA DE FREITAS

2014

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis 5º Semestreda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar Individual.

Equipe de Professores do 5° Semestre

TEIXEIRA DE FREITAS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 APURAÇÃO DE CUSTO 4

3METODO DE CUSTEIO 4

4 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO 5

5UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 6

6CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 7

7 PONTO DE EQUILÍBRIO 8

8 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 9

9 A CONTABILIDADE GERENCIAL NA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 10

CONCLUSÃO 12

REFERENCIAS 13

INTRODUÇÃO

Falaremos sobre a contabilidade de custos a suas apuraçoese os metodos de custos entre outros.

Como base dos sistemas de custos, os métodos de custeio não nasceram prontos, mas evoluíram de acordo com as demandas do mercado, o que leva a entender, que a Contabilidade de Custos e os seus métodos de

custeio nunca atingirão uma forma definitiva.

Como todo o mecanismo de apoio administrativo, são estruturas dinâmicas e, portanto, emconstante evolução.

Com isso os sistemas de informação acompanham está evolução para auxiliar e facilitar o trabalho do contador, aumentando o controle e facilitando a visualização das informações.

2APURAÇÃO DE CUSTO

O objetivo da análise de custos é ter na empresa, em sua produção e na sua estrutura Administrativa uma forma de controlar seus insumos produtivos (mão de obra, matéria prima, material de embalagem, despesas administrativas, despesas Financeiras, etc.), visando obter maiores lucros com menores custos, otimizando os Resultados, além de ser um instrumento de informações fiscais para fins de geração de dados. Custos são Gastos com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços ou na comercialização de mercadorias.

Exemplo: mão-de-obra, matéria-prima, mercadoria para revenda, todos estes são custos que a uma empresa industrial tem para a elaboração do seu produto final. Os orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Quando comparamos uma empresa varejista com uma empresa industrial notamos que existe uma grande diferença de uma empresa para a outra, pois uma possui a necessidade de um maior controle de custos (a empresa industrial) e já a outra é necessário um maior controle nas mercadorias que se fazem presentes no estoque.

3METODOS DE CUSTEIO

É necessário comentar, inicialmente, sobre o método de custeio antes de tratar, especificamente, sobre o custeio por Absorção e o custeio variável. Entende-se que o método decusteio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seusportadores finais. Com isso, esse é o terceiro grandecaracterizador dos sistemas de custeio, referindo-se à separaçãodos custos fixos e variáveis, ou do reconhecimento necessáriodos seus comportamentos diante de variação no grau de ocupaçãoda entidade. A apropriação dos custos aos seus portadores finais possa se demonstrados de duas formas que são através da:

• Alocação integral dos custos do ciclo operacional interno, a qual denomina se de custeio por absorção;

• Apropriação somente dos custos variáveis, à qual nomeia-se decusteio variável.

O custeio por absorção se caracteriza pela apropriação de

todos os custos do ciclo operacionalinterno aos portadores finais dos custos, em outras palavras resulta na apropriação de todos os custos das funções de fabricação, administração e vendas dos bens e serviços produzidos, sejam eles diretos ou indiretos. período.

Diante dessas afirmações, pode-se considerar o custeio por absorção como o método de custeio em que são apropriados todos os custos de fabricação, sejam eles diretos ou indiretos fixos ou variáveis.

Já o custeio variável está alicerçado na apropriação de todos os custos variáveis diretos ou indiretos aos portadores finais dos custos, fundamentado, na relação entre esses e o grau de ocupação da entidade. O critério do custeio variável fundamenta-se na ideia de que os custos e as despesas que devem ser inventariáveis(debitadas aos produtos em processamento e acabados) serão apenas aqueles diretamente identificados com a atividade produtiva e que sejam variáveis em relação a uma medida (referência, base, volume) dessa atividade e no custeio variável somente são apropriados como custos de fabricação os custos variáveis, sejam eles diretos ou indiretos.

.

4PREÇO DE VENDA E A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com