TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Industrial

Trabalho acadêmico: Gestao Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.538 Palavras (19 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................5

2 DEFINIÇÔES CONCEITUAIS...................................................................................6

2.1 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS......................................................6

2.2 CUSTEIO VARIÁVEL 6

2.3 CUSTEIO POR ABSORÇÃO 7

2.4 CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS 7

2.5 CUSTOS VARIÁVEIS E FIXOS 8

2.6 RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS 9

2.7 PRODUTOS EM PROCESSO 10

2.8 PRODUTOS PRONTOS 10

3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 12

4 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 12

4.1 COM BASE NOS CUSTOS 12

4.2 COM BASE NO MERCADO 14

5 IMPOSTOS SOBRE VENDA 14

5.1 IPI SOBRE O FATURAMENTO 14

5.2 IMPOSTOS SOBRE VENDA 15

5.3 CONTRIBUIÇÔES SOBRE VENDA 16

6 ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO 16

6.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 16

6.2 PONTO DE EQUILIBRIO 17

7 IMPORTANCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÃO 18

8 CONCLUSÃO 20

9 REFERENCIAS 21

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará o assunto gestão industrial, onde se utilizará como exemplo para os assuntos estudados a empresa Indústria e comércio de sorvetes LEC Ltda, que produz e comercializa diretamente ao comércio varejista.

Faremos a definição de vários conceitos relacionados à produção, desde os mais básicos como custos diretos e indiretos, variáveis e fixos. E através deles entendermos melhor o sistema de acumulação de custos e os tipos de custeio utilizados pelas empresas, até chegarmos aos produtos em processo e acabados. Demonstraremos o cálculo para unidades equivalentes de produção, o cálculo do preço de venda de um produto e os métodos utilizados para esse cálculo, incluindo também os impostos e contribuições sobre a venda. Veremos também a margem de contribuição de um produto e o ponto de equilíbrio de uma empresa, finalizando com a importância de armazenar todas essas informações em um sistema integrado para gerar dados para ajudar na tomada decisões.

O objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação de conceitos estudados nesse semestre e a importância da contabilidade gerencial, de custos industriais e do sistema de informação para uma gestão industrial.

A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, arquivos e pesquisas em site na internet.

2. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

2.1.SISTEMA DE ACUMULÇAO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos é a forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos, tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.

Existem dois tipos de sistemas básicos de produção: o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua, o primeiro caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados, e o segundo caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados. De acordo com os dois sistemas produtivos existem dois sistemas básicos de acumulação de custos: sistemas de acumulação por ordem ou encomenda e sistema de acumulação por processo.

A empresa adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda, quando sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes. Caso o a empresa produza, em série, bens ou serviços padronizados, iguais, de maneira contínua adotará o sistema de acumulação de processos, nesse caso geralmente produz para o estoque.

Os Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. A finalidade é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

Segundo Moura(2005) existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável descritos abaixo.

2.2 CUSTEIO VARIÁVEL

.

O Método de Custeio Direto ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custos fixos ou custos variáveis. Segundo Moura (2005), no custeio variável são excluídos todos os custos fixos relacionados com o produto, e somente são contabilizados os custos variáveis com alguma relação (volume, quantidade, faturamento). Basicamente somente os custos variáveis são levados em conta sejam eles diretos ou indiretos. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Esse método mostra imediatamente a margem de contribuição de cada produto, que é diferença do preço de venda e o custo do produto, definindo-se quais produtos são mais rentáveis.

2.3 CUSTEIO DE ABSORÇÃO

.

O Método de Custeio de Absorção ou integral é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais da Contabilidade. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com