TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glosas Em Instituições De Saúde

Artigo: Glosas Em Instituições De Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Artigo  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha do artigo original intitulado:

Glosas hospitalares: importância das anotações de enfermagem

As instituições de saúde, para permanecerem no mercado de trabalho, atualmente concorrido, aprenderam a reduzir custos e ao mesmo tempo oferecer excelência nos serviços prestados aos seus fregueses. Diante à isto, as instituições são obrigadas a se organizarem como empresa, com visão de negocio para que sobrevivam com as mudanças que ocorrem no mercado. Onde os profissionais que cercam estes serviços tenham competência na analise de custos para com a prestação de serviço de saúde.

Frente a tais necessidades compelidas pelas novas propostas do mercado atual, os serviços de auditoria tornaram-se um instrumento fundamental para avaliar a qualidade dos serviços prestados bem como os gastos gerados, visando verificar se as rotinas do processo de trabalho realizado por pessoas e ou equipes não envolvidas diretamente ha auditorias, estão realizando e de que forma estão realizando e prestando serviço, com a finalidade de avaliar se as atividades estão em concordância como os objetivos propostos pela instituição

As auditorias em serviço de saúde as quais estão expostas neste artigo estudado, relatam sobre os tipos de auditorias os quais relatam sobre auditoria de custos e de cuidados, sendo que a de cuidados remete a analise sistemática da assistência de enfermagem prestada, sendo esta avaliada através das anotações realizadas nos prontuários dos pacientes, onde estes serão melhores assistidos de forma segura e eficiente. Para isto que é preciso que as anotações realizadas nos prontuários sejam fidedignas, informando corretamente, o tipo de procedimento, e como este deve ser realizado, para isto as instituições precisam ter comissões de serviços onde esta possam ser responsáveis em elaborar protocolos de procedimentos, através da concepção dos que atuam na ponta do serviço, ou seja pelos que prestam a assistência direta ao paciente. E que estes procedimentos sejam realizados de acordo com os POP, identificando assim o tipo, o tamanho e a quantidade de material que será necessário para que a equipe preste assistência com segurança e qualidade ao paciente, do mesmo modo reduzindo gastos e gerando benefícios para a instituição.

Para isto a comunicação entre gestores e entre equipe e gestores para com a equipe é de suma importância, porque precisa estarem atentos para que todos tenham a mesma percepção e comprometimento onde a organização do serviço favoreça a todos os atores envolvidos, possibilitando sempre a satisfação do cliente e a realização dos gestores, e estes gestores também possibilitem sempre a educação permanente na instituição para que as normas e rotinas não se percam, favorecendo e estimulando assim equipe de enfermagem tendo a excelência no seu processo de trabalho no momento da assistência prestada.

A auditoria de custos visa conferir e controlar o faturamento enviado para os planos de saúde, verificar exames e procedimentos realizados, efetua visitas de rotina a pacientes internados analisando as informações são coerentes tanto as recebidas como as que estão anotadas no prontuário do paciente. Realiza, também, investigações a propriedade dos gastos e processos de pagamentos, analisam as estatísticas, indicadores hospitalares e específicos da organização, conferem os sistemas de faturamento das contas médicas e, ainda, elaboram processos de glosas contratuais e administrativas. O prontuário do paciente é considerado uma ferramenta legal na avaliação e condutas na assistência prestada ao cliente nos hospitais onde favorecem informações essenciais em processos judiciais e a convênios de saúde, os registros nos prontuários apresentam finalidades de faturamento e cobrança para auditorias internas e externas a fim de obter dados estatísticos sobre as atividades realizadas e para análise da instituição.

Os processos de trabalho de enfermagem a fiscalização da qualidade dos serviços tornou se condição essencial à eficácia da assistência, estes são avaliados processos permanente da assistência implementada, sendo este um dos meios de avaliar as competências profissionais que realizam a assistência de forma eficaz bem como a forma que executam as ações de enfermagem e as registram no prontuário.

As evoluções de enfermagem como são denominados, os registros encontrados nos prontuários do paciente são fontes de informações, onde por, vezes, são criticado devido alegação de que são avaliados as anotações e não os cuidados de enfermagem. Todavia, considera-se certo de que há semelhança positiva entre os registros e a qualidade do cuidado, ficando claro que todo cuidado de enfermagem realizado e após registrado, quando avaliado condiz com a qualidade da enfermagem.

Diante aos prontuários freqüentemente nas auditorias são evidenciadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com