TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos De Contas - Ativo E Passivo

Trabalho Escolar: Grupos De Contas - Ativo E Passivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  2.119 Visualizações

Página 1 de 2

Os grupos de contas que compõem o Balanço Patrimonial são chamados de Ativo e Passivo.

O Ativo é aquele em que deve ser estruturado, assim como o Passivo, conforme seu Grau de Liquidez. Os valores mais fáceis de receber são acrescentados primeiro. Ou seja, os de maior liquidez são classificados primeiro e os de menor liquidez, vão em seguida. Seus subgrupos são: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.

O Passivo é aquele que deve ser estruturado em ordem decrescente de exigibilidade. Ou seja, conforme os vencimentos. As contas de curto prazo aparecem primeiro, e as de longo prazo, aparecem em seguida. Seus subgrupos são chamados de Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Liquido.

Passivo Circulante: São as obrigações que devem ser pagas dentro de um ano. São elas impostos a recolher, Empréstimos, Financiamentos, Fornecedores, Salários, entre outros.

Passivo Não Circulante: São as obrigações a Longo Prazo. As contas nesse subgrupo são aquelas com vencimentos após o prazo de um ano. Nela são classificadas as contas, como: financimentos, Fornecedores de equipamentos de grande porte, entre outros.

Patrimônio Líquido: É a diferença entre os valores do Ativo e do Passivo, ou seja, não deixa de ser a riqueza que sobra depois de pagas todas as dívidas.

O prazo e o Grau de Liquidez são duas regras básicas contidas no Balanço Patrimonial, que ordenam os grupos de contas do Ativo e do Passivo.

Prazo: É aquele baseado nos vencimentos. As contas a pagar ou a receber em Curto Prazo (até um ano), serão agrupadas no Ativo (ativo Circulante) ou no Passivo (Passivo Circulante), dependendo da situação. Já as de Longo Prazo (superior a um ano), são classificadas em Ativo Não Circulante (Realizável a Longo Prazo) ou Passivo Não Circulante (Exigível a Longo Prazo), dependendo da situação.

Grau de Liquidez: são as contas em que a facilidade de conversão em dinheiro são colocadas em primeiro plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com