TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades De Gestor

Trabalho Escolar: Habilidades De Gestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Os dados coletados pela contabilidade são apresentados periodicamente aos interessados de maneira resumida e ordenada, formando , assim , os relatórios contábeis.

Os chamados relatórios contábeis são elaborados de acordo com as necessidades dos usuários.

Dos inúmeros relatórios que há em contabilidade, destacam-se aqueles que são obrigatórios de acordo com a legislação brasileira ( Lei das Sas. ) e são conhecidos como Demonstrações Financeiras ou Demonstrações Contábeis.

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

As três principais Demonstrações Financeiras obrigatórias por lei são:

- Balanço Patrimonial (BP)

- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

O tratamento destas demonstrações financeiras varia de acordo com o tipo de constituição da sociedade empresarial, sendo que há dois tipos principais de sociedades:

- Sociedade Anônima (SA)

- Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada (Ltda.)

PERÍODOS DE APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

1- A Lei das Sociedades Anônimas estabelece que, ao fim de cada período de 12 meses, a diretoria da empresa fará elaborar, com base na contabilidade, as Demonstrações Financeiras.

2- Esse período é denominado Exercício Social ou Período Contábil. Em princípio não há necessidade que o exercício social coincida com o ano civil, mas para fins de Imposto de Renda o encerramento somente poderá ser em 31-12 de cada ano.

3- As sociedades anônimas de capital aberto (empresas que negociam ações na bolsa de valores) e as instituições financeiras (bancos, financeiras etc.) devem publicar as demonstrações financeiras semestralmente para melhor informar o público interessado.

REQUISITOS PARA PUBLICAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

As Demonstrações Financeiras devem ser publicadas, também, com a indicação dos valores correspondentes ao exercício social anterior, de forma que o usuário conhecerá os valores do exercício atual e do anterior para efeito de comparabilidade.

As Demonstrações Financeiras podem ser publicadas com a eliminação dos três últimos dígitos (três casas decimais), sendo que a eliminação de dígitos facilita as publicações principalmente pela necessidade de se publicar as demonstrações em duas colunas.

Relatórios financeiros

O Relatório Financeiro: é a forma pela qual se demonstra os recursos obtidos e sua aplicação, com base em documentação autêntica e válida para a situação.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa, pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com