TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habitat Nicho Ecológico Cadeias Alimentares Energia No Ecossistema Teias Alimentares

Trabalho Universitário: Habitat Nicho Ecológico Cadeias Alimentares Energia No Ecossistema Teias Alimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  4.340 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução...........................................................................................03

Habitat................................................................................................04

Nicho Ecológico...................................................................................05

Cadeias Alimentares...........................................................................06

 Níveis Tróficos...........................................................................07

Teias Alimentares................................................................................08

Energia no ecossistema ......................................................................09

 Fotossíntese.................................................................................10

Conclusão...................................................................................................11

Introdução

A ecologia é “nada mais nada menos” que uma interação entre o organismo dos seres com o ambiente, ou seja, o modo como os seres utilizam do ambiente ou ate mesmo de outros seres para sobreviver e realizar suas necessidades.

Neste trabalho, realizaremos um estudo sobre Ecologia, focando nos seguintes temas: Habitat de uma espécie, Cadeias e Teias alimentares, nichos ecológicos, a energia usada nesses processos, como ela é renovada e consumida.

Habitat

O modo mais simples de se definir “Habitat” é dizendo que é o lugar onde os seres vivos vivem e se desenvolvem. Dentro de um habitat vivem vários tipos de espécies, no habitat das espécies animálias e das plantas possuem animais, plantas, bactérias, fungos, algas, etc, que formam uma comunidade aonde um depende do outro para sua sobrevivência. Um exemplo de habitat é o meio aquático que é composto por peixes, algas, etc, ou seja, eles se adaptaram ao meio aquático e dependem do que esta no meio aquático para sobreviver.

Os habitats foram se desenvolvendo ao longos dos anos, espécies foram se adaptando, foram ganhando características e hoje temos um vasto e amplo habitat em todo o mundo.

Existem também os habitats artificiais, criados por nós seres humanos para que nós possamos viver de uma maneira “melhor” ao nosso ponto de vista. Um exemplo disso são os criadouros de peixes, peixes são colocados em um lugar que simula seu habitat natural para que ele se desenvolva para que nós possamos saciar nossas necessidades.

Nicho Ecológico

Nicho ecológico é a parte de um habitat, com condições específicas, é o modo como cada espécie, de animais ou de plantas vivem e sobrevivem. Nicho, em ecologia, é o conjunto de atividades que uma determinada espécie desempenha, como suas refeições, como ela obtém abrigo, se reproduz, etc.

Como exemplo, temos o nicho do Bugio, inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou próximo dele, e assim por diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relação com as outras espécies, e assim por diante.

O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da África, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hábitat, come as folhas das árvores. Observe que cada espécie explora os recursos do ambiente de forma um pouco diferente.

Cadeias Alimentares

Cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores e os decompositores.

Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, num ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar (perde-se na forma de calor), não sendo reaproveitável. A energia tem, portanto um percurso acíclico obrigatoriamente dependente da energia solar. Esse processo é conhecido pelos ecologistas como fluxo de energia.

A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores como as plantas e algas, consumidores como os animais e decompositores fungos e bactérias.

Porque frequentemente cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animais ou plantas, as relações alimentares também conhecidas por relações tróficas tornam-se mais complexas, dando origem a redes ou teias alimentares, em que as diferentes cadeias alimentares se inter-relacionam, este assunto será falado no tema à seguir.

Níveis tróficos

O primeiro nível trófico é constituído pelos seres , também conhecidos por produtores, capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais e fixar a energia luminosa sob forma de energia química. Os organismos deste nível são as plantas verdes, as cianófitas ou cianofíceas (algas) e algumas bactérias que, devido à presença de clorofila podem realizar a fotossíntese.

Os níveis seguintes são compostos por organismos heterotróficos . Todos os animais e fungos são seres heterotróficos, e este grupo inclui os herbívoros, os carnívoros e os decompositores.

Os herbívoros são os organismos do segundo nível trófico, que se alimentam diretamente dos produtores. Eles são chamados de consumidores primários; os carnívoros ou predadores são os organismos dos níveis tróficos seguintes, que se alimentam de outros animais. O carnívoro, que come o herbívoro, é chamado de consumidor secundário. Existem seres vivos que se alimentam em diferentes níveis tróficos, tal como o Homem que inclui na sua alimentação seres autotróficos, como o Inhame, e seres herbívoros como a boi.

Os decompositores são organismos que se alimentam de excremento e matéria morta, provenientes de todos os outros níveis tróficos. Este grupo inclui algumas bactérias e fungos. O seu papel num ecossistema é muito importante uma vez que transformam as substâncias orgânicas de que se alimentam em substâncias minerais. Estas substâncias minerais são novamente utilizáveis pelas plantas verdes, que sintetizam de novo matéria orgânica, fechando assim o ciclo de utilização da matéria.

Teias alimentares

Na natureza, alguns seres podem ocupar vários papéis em diferentes cadeias alimentares. Quando comemos uma pêra, por exemplo, ocupamos o papel de consumidores primários. Já ao comer uma costela de boi, somos consumidores secundários, pois o boi, que come o capim, é consumidor primário.

Muitos outros animais também têm alimentação variada. Um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza, formando o que chamamos de teia alimentar.

As plantas nunca mudam o seu papel: são sempre produtores. E todos os produtores e consumidores, estão ligados aos decompositores, que permitem a reciclagem da matéria orgânica no ambiente. EX. Figura A.

Temos um Exemplo de Teia alimentar na pagina seguinte. (Figura B)

Figura A.

Figura B.

Energia no Ecossistema

Em uma cadeia alimentar, os seres vivos e o meio ambiente transferem e trocam continuamente energia e matéria. Principal fonte de energia dos ecossistemas, a energia solar é captada pelos produtores (plantas) e, através da fotossíntese, é transformada em energia química. De acordo com a lei da termodinâmica, “A energia não pode ser criada nem destruída e sim transformada”, ou seja, a fotossíntese utiliza cerca de 1 a 2% da energia luminosa que chega a um ecossistema, sendo o suficiente para fornecer toneladas de matéria orgânica por ano.

Fotossíntese

Os compostos orgânicos obtidos como produto da fotossíntese são utilizados pela planta como energia para seu metabolismo e eliminados como gás carbônico e água. Uma parte da matéria orgânica e da energia fica retida na planta, como no caule, folhas, dentre outros e servem de alimento para os consumidores primários e a outra parte sai sob a forma de calor. Os consumidores, ao se alimentarem dos seres autótrofos, eliminam parte da energia nas fezes e urina e outra é oxidada na respiração para a produção de energia do ser vivo. A matéria que circula dos produtores para os consumidores, volta ao ecossistema ficando disponível para os produtores sob a forma inorgânica pela ação dos decompositores. Como a energia utilizada não é reaproveitada pelos seres vivos, sendo que apenas 10% da energia de um nível trófico passa para o seguinte, diz-se que o fluxo de energia num ecossistema é unidirecional.

Fotossíntese

Em um ecossistema, num dado tempo e determinada área, a matéria orgânica produzida pelas plantas é denominada produtividade primária bruta (PPB) e, ao descontarmos a parte consumida da respiração (R), temos a produtividade primária líquida (PPL), representada pela seguinte equação: PPB – R = PPL. Em ecossistemas estáveis, a PPB iguala-se a PPL.

A produtividade secundária refere-se à quantidade de matéria orgânica, bruta ou líquida, acumulada pelos consumidores. Em certas regiões, a produtividade é alta, como por exemplo, nas regiões costeiras e estuários. Algumas metodologias podem aumentar a produtividade de um ecossistema como a utilização de fertilizantes e pesticidas, embora tais substâncias poluam o ambiente e gerem um desequilíbrio ecológico.

Conclusão

Concluímos que Ecologia é tudo que envolve as relações entre indivíduos de diferentes espécies. Onde esses indivíduos compartilham alimentação, interagem com diferentes espécies e se adaptam ao habitat.

...

Baixar como  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »