TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemograma manual

Tese: Hemograma manual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Tese  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

Hemograma Manual

1º passo :

- Coleta de sangue venoso em tubo com EDTA (mesmo que não tenha os tubos padrões que sõa os da tampinha roxa,deve-se coloca nos tubos apropriados de uso uma goto anticoagulante.)

(O sangue deve ser colhido em tubo com anticoagulante, o mais utilizado é o EDTA-Etileno diaminotetracético que preserva as células do sangue. A quantidade de anticoagulante para um tubo de 5 ml deve obedecer a proporção de 1:9 isto é, 0,5 ml de anticoagulante para 4,5 ml de sangue. )

2º passo :

-Confecção de distensões sanguíneas (estilhaço sanguíneo) :

Pingar uma gota de sangue na lâmina e realizar a distensão.

(As distensões sanguíneas devem ser realizadas sobre lâminas de vidro padronizadas e muito limpas. Passar uma gaze com álcool, e uma gaze seca, antes de confeccionar a distensão sanguínea). Lembrando que a lâmina deve conter : cabeça ,corpo e cauda.

3º passo :

Identificar a lâmina: aguardar alguns instantes para a secagem da lamina,em seguida identificar com lápis na parte fosca da lâmina escrevendo as iniciais do nome completo do “paciente” e o código de atendimento.

4º passo :

Coloração da lâmina :

Mergulha a lâmina nos corantes seguindo esta etapa:

(bem eu tenho vários jeitos de corar ,vai depender do corante utilizado no lab, mais na rotina geralmente utiliza-se esse mais comum )

Os corantes mais utilizados são os PANÓTICOS pois os mesmo coram todas as estruturas das células.

1-Álcool por 05 vezes-escorrer o excesso em papel absorvente ou gases

2-Eosina por 08 vezes-escorrer o excesso em papel absorvente ou gases

3-Hematoxilina por 12 vezes-escorrer o excesso em papel absorvente ou gases

Em seguida tira-se o excesso dos corantes ,lavando a lamina com cuidado para não desmanchar o estilhaço, espera de 5 a 10 minutos para secar e lava-la ao microscópio.

5º passo :

Levar a lâmina ao microscópio para fazer a analise da mesma,sempre iniciando na objetiva de 5 ,fazendo a contagem de células nas objetiva de 40x e 100x,fica a seu critério.

Fazer o Hematócrito manual

-Utiliza-se o mesmo sangue do hemograma

- Enche o tubo capilar com sangue homogeneizado, limpar o tubo capilar com um papel absorvente, vedar um dos lados do tubo capilar com cera(massinha de modelar). Centrifugar o tubo a 12.000 rpm durante 04 minutos. Fazer a leitura na tabela do hemat[ocrito e anotar o resultado.

-Geralmente existe o aparelho próprio para passar o material, quando não tem como o meu caso lá no lab utilizávamos a própria centrifuga ,colocávamos os micro capilares em tubos identificados com numero e tmb anotando os mesmo no cadernos para não misturar as amostras e levávamos para centrifuga de 2 a 4 minutos ,geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com