TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Natural Das Doenças

Ensaios: Historia Natural Das Doenças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 10

HISTORIA NATURAL DAS DOENÇAS

A busca por explicações do processo saúde-doença resultou na configuração da historia natural das doenças (HND), conhecido como modelo processual dos fenômenos patológico. A HND é o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo,

“inter-relações do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estimulo patológico, ou em qualquer outro lugar passando pela resposta do homem ao estimulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte” (LEAVELL & CLARK, 1976).

Após a identificação de tais momentos específicos da HND foram estabelecidos diferentes níveis de intervenção em saúde. Há grupos que exigem ações e serviços de natureza e complexidade variada. Isso significa que o objeto do sistema de saúde deve ser entendido como as condições de saúde das populações e seus determinantes. Ou seja, o seu processo de saúde/doença, visando produzir progressivamente melhores estados e níveis de saúde dos indivíduos e das coletividades, atuando articulada e integralmente nas prevenções primária, secundária e terciária, com redução dos riscos de doença, sequelas e óbito.

Para garantir a integralidade é necessário operar mudanças na produção do cuidado, a partir da rede básica, secundária, atenção à urgência e todos os outros níveis assistenciais, incluindo a polêmica atenção hospitalar.

A HND tem o desenvolvimento em dois Períodos: epidemiológico conhecido também como pré-patogênico (interação do hospedeiro e do meio ambiente) e patológico conhecido com patogênico (interação com um estímulo externo, apresentando sinais e sintomas e submete-se a um tratamento).

PERIODO PRE PATOGENICO

Este período consiste em trabalhar na prevenção da doença. A prevenção primária consta de medidas destinadas a desenvolver uma saúde geral melhor, pela proteção específica do homem contra agentes patológicos ou pelo estabelecimento de barreiras contra os agentes do meio ambiente. De acordo com Buss (2000) que os procedimentos para a promoção da saúde incluem um bom padrão de nutrição, ajustado às várias fases do desenvolvimento humano; o atendimento das necessidades para o desenvolvimento ótimo da personalidade, incluindo o aconselhamento e educação adequados dos pais, em atividades individuais ou de grupos; educação sexual e aconselhamento pré-nupcial; moradia adequada; recreação e condições agradáveis no lar e no trabalho. A orientação sanitária nos exames de saúde periódicos e o aconselhamento para a saúde em qualquer oportunidade de contato entre o médico e o paciente, com extensão ao resto da família, estão entre os componentes da promoção.

PERIODO PATOGENICO

Envolve a prevenção secundaria e terciária. Corresponde ao momento em que o homem interage com estímulos externo, apresenta sinais e sintomas e submete a um tratamento.

DETERMINAÇAO DO PROCESSO SAUDE/DOENÇA

O processo saúde/doença se configura com o processo dinâmico complexo e multidimensional por englobar dimensões biológicas, psicológicas, socioculturais, econômicas, ambientais, políticas, tratando-se da relação de uma pessoal, de um grupo social ou de sociedades. Ela procura caracterizar a saúde e a doença como componentes integrados de um modo dinâmicos nas condições concretas de vida das pessoas e dos diversos grupos sociais; cada situação de saúde especifica individual ou coletiva em dado momento, de determinantes históricos, sociais, econômicos e biológicos (ROUQUAYROL, 1993). Propõe-se a articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução.

O conceito de saúde vem sofrendo mudanças, antes definido como “ausência de doença”, em 1948 foi redefinido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “estado de completo bem-estar, físico, mental e social”, deixando de ser uma visão mecânica para ser uma visão abrangente do processo saúde/doença. Em 19 de setembro de 1990 a definição de saúde vai mais alem, através da Lei Orgânica de Saúde (LOS), n. 8.080, mostrando uma maior amplitude, dos fatores determinantes e condicionantes do processo saúde/doença. Esta lei regulamenta o Sistema Único de Saúde, e é complementada pela Lei n. 8142, de dezembro de 1990. O que consta na LOS é que

“A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer, o acesso a bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país” (Brasil, 1990, Art. 3).

Doenças

1.0 Hanseníase

É uma doença infecto contagiosa, crônica de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante. A Transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar - MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. Assim que a pessoa começa o tratamento deixa de transmitir a doença. A pessoa infectada não precisa ser afastada do trabalho, nem do convívio familiar. O diagnóstico é basicamente clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados no exame de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores. Em raros casos será necessário solicitar exames complementares para confirmação diagnóstica. O tratamento é ambulatorial. Administra-se uma associação de medicamentos.

2.0 Meningite

É uma doença que atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria. É importante pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a um dano no cérebro mais grave deixando sequelas. O tipo de tratamento depende do agente que causa a doença: vírus, bactéria, fungos, parasitos, outros. Nas meningites bacterianas é importante conhecer o tipo de bactéria envolvida de forma a possibilitar o tratamento correto. Para isso é necessário realizar exames para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com