TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Brasil

Seminário: História do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

O enfoque deste trabalho se baseia em analisarmos como aconteceu as ultimas manifestações que marcaram a história do Brasil.

Segundo dicionário Online de Português manifestação é:

Ação de tornar público; ato de expressar um pensamento, ideia, ponto de vista etc; revelação: manifestação do pensamento.

Ação de se expressar publicamente; ato de tornar público.

Recentemente presenciamos grandes manifestações populares, em princípio com foco principal em demonstrar o descontentamento da população com o aumento da tarifa do transporte público e a má qualidade do mesmo.

Essas manifestações tomaram proporções maiores, levando milhares de pessoas lideradas pelo MPL (Movimento Passe Livre) às ruas em todo o país. Há pelo menos duas décadas não se via no Brasil manifestações tão intensas como estas, inicialmente manifestavam apenas pelo não aumento da tarifa do transporte público, porém, percebia-se que era o momento de fazer valer a democracia, estudantes e trabalhadores saíram às ruas reivindicando melhorias dos serviços públicos (educação, saúde, transporte, mudanças no âmbito jurídico, etc.). Não se tinha um ideal apenas, buscavam demonstrar nas manifestações a vontade política do povo, existia entre os manifestantes uma necessidade de expor a inconformidade com a atual situação política, social e econômica do Brasil.

Esta manifestação conhecida como "O Gigante Acordou" contou com a ajuda das Redes Sociais tornando-se cada vez maior em numero de pessoas e popularidade.

Podemos dizer que esta manifestação se tornou a maior manifestação brasileira, pois alcançou as ruas em grande numero de pessoas e principalmente as redes sociais e as mídias vinculante em nosso pais e no cenário global.

Poder ir às ruas falar e ser ouvido, sobre quais mudanças deveriam ser feitas ou não, fez com que mais e mais pessoas aderissem a estes protestos.

As pessoas encontraram nesse momento, a oportunidade de demonstrar e expor a mudança que gostariam que fossem ser feitas, no âmbito social político e econômico.

Exemplo disto são os gastos exorbitantes da União com as obras de infraestrutura desnecessárias para regiões que não seriam usadas posteriormente, referentes à Copa do Mundo que será realizada no Brasil em 2014 e Olimpíadas de 2016. No geral as reivindicações mais relevantes nesses protestos se davam contra a forma atual de governo e suas decisões, entre os protestos mais relevantes estavam a forma que esta sendo distribuído o dinheiro público, visto que existem necessidades mais urgentes como investimentos em saúde, educação, saneamento básico etc, em relação a obras com estádios de futebol.

Entre as inconformidades dos manifestantes estava à oposição a Pec37 (Proposta de Emenda Constitucional 37/2011), foi um projeto legislativo que se aprovado, limitaria o poder de investigação criminal a polícias federais e civis, retirando-o de entre outras organizações, o poder de investigação do Ministério Público.

Em resposta a estes protestos o Presidente da Câmara e parlamentares buscaram votar projetos que poderiam ser de agrado dos manifestantes e pretendem travar propostas polêmicas.

Os manifestantes obtiveram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com