TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Casos: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

1. Homem e Sociedade

2. Ser Humano, Cultura e SociedadeAraça humana só se perpetuaporque desenvolveu a capacidade dese adaptar a novos ambientes eaprendeu a vencer predadores maisfortes e velozes com armas sociaisque os fizeram imbatíveis:comunicação, cooperação,capacidade de estabelecerregras de convívio coletivo...

3. Ser Humano, Cultura e SociedadeO Ser Humano é a única espécie a desenvolver um ambiente totalmente controlado para sobreviver, a cidade, além de ser uma espécie modelada pela cultura. O Homem substitui os comportamentos instintivos pelas regras de conduta social.

4. Ser Humano, Cultura e Sociedade O comportamento humano é baseado na cultura e na troca de conhecimento (aprendizagem) que é o que os distingue das demais espécies. Antropologicamente a cultura foi definida pela primeira vez no século XIX (1871), por Edward Tylor, como “um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.

5. Ser Humano, Cultura e Sociedade Tudo em nossa vida coletiva, desde a língua com a qual nos comunicamos, os hábitos rotineiros de alimentação e vestuário, nossa noção de moral, enfim, tudo o que compartilhamos ao viver em sociedade e que podemos observar que se repete na maioria dos indivíduos de nosso grupo, é resultado de um processo de aprendizagem da cultura, e a isso denominamos SOCIALIZAÇÃO.

6. Ser Humano, Cultura e Sociedade De acordo com a nossa cultura e a socialização, controlamos até mesmo os horários de fome, a postura corporal e os gestos, os hábitos de higiene pessoal e as formas de tratamento de saúde. Ou seja, cada cultura corresponde a um padrão diferente de realizar todas essas coisas necessárias à vida social, e que consideramos ser “normal” todos fazerem.

7. Ser Humano, Cultura e Sociedade Um indivíduo da espécie homo sapiens é dotado de potencialidades inatas, como a linguagem, inteligência, postura bípede etc. Entretanto, nenhuma dessas características se desenvolve “naturalmente”. Precisamos, portanto, dos estímulo do meio para que cada uma delas seja utilizada, desenvolvida e lapidada.

8. Ser Humano, Cultura e SociedadeTARZAN MOGLI

9. Ser Humano, Cultura e Sociedade Analisando esses casos, muitos cientistas concluem que o ser humano é um “animal cultural” em potencial, pois nascemos com todas as características que nos habilitam ao comportamento que nos caracteriza. Precisamos de estímulos da vida em sociedade para desenvolvermos nossas capacidades, para que sirvam de modelo. A cultura é exatamente esse modelo.

10. Questões Culturais AUTOFLAGELO

11.  CASAMENTO

12. Rito da Morte

13. Trânsito

14. Vestimenta

15. Cumprimentos

16. Comida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com