TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DE CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

Seminário: IMPORTÂNCIA DE CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

A empresa industrial é aquela que se constitui juridicamente e legalmente, com intuito de aplicar o seu capital no consumo, produção e distribuição de riquezas, para se obter uma legitima remuneração desse capital. Por sua vez, atividade industrial caracteriza-se pela transformação de coisas.

Empresa industrial ou de produção é o conjunto orgânico de pessoas e de bens que sob uma administração, destina-se a transformação ou ao beneficiamento de utilidades, tomando-as por isso apta a satisfazer as necessidades humanas, tendo por finalidade auferir o “lucro” que é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo dessa utilidade.

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA:

Dentre as atividades empresariais existentes há a industrial e como o objetivo da Contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial.

A empresa industrial é aquela que se constitui com finalidade de exercer atividade industrial, ou seja, comprar matéria prima e outros e transformá-los em produtos acabados, com o objetivo de obter lucro. Como foi dito a atividade industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos e através deste procedimento visa obter o lucro, para isto, ela deve exercer algumas funções supletivas, tais como:

1) Função Técnica, transformação dos materiais;

2) Função Mercantil, de compra de matérias-primas e vendas de produtos;

3) Função Financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;

4) Função Econômica, de aumento de seu patrimônio com lucros obtidos;

5) Função Social, de criação de empregos, bens e utilidades, etc.

O patrimônio da empresa industrial é constituído pelo conjunto de valores que se encontram a ela vinculado ou à sua disposição, num determinado momento, com fim específico de condicionar a organização alcançar os seus objetivos. Como nos revela a ciência contábil, os bens e direitos constituem o lado positivo ou ativo, enquanto que as obrigações constituem o lado negativo ou passivo. O excesso de valores dos elementos positivos em relação aos negativos corresponde ao que se denomina o patrimônio líquido.

Custeio por Absorção

Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit).

Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

Características:

• O Custo Fixo só é lançado ao resultado no momento da venda do produto a terceiros e proporcionalmente à quantidade vendida, ou seja, tanto o Custo Fixo quanto o Custo Variável compõem o saldo de estoque até que o produto seja vendido.

• Este é o modelo utilizado na prática => pois atende o princípio contábil do Confronto da Receita com a Despesa e atende a Legislação Fiscal.

•Este método de custeio permite melhor distribuição do custo durante o exercício, diminuindo o impacto da sazonalidade de produção em determinado mês; já que não leva ao resultado todo o valor de CF decorrente da produção do mês, somente o CF do produto vendido.

Desvantagem = gerencialmente não é o melhor modelo a ser usado, pois não evidencia a relação entre produção e venda.

Custeio por Variável

Segundo Megliorini custeio variável “É o método de custeio que consiste em apropriar aos produtos somente os custos variáveis, sejam diretos ou indiretos.”

Custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente à produção, por exemplo: matérias-primas. Se utilizarmos duas unidades de matéria-prima para produzir uma unidade de produto, utilizaremos quatro unidades de matéria-prima para produzir duas unidades de produto.

Custeio variável é o tipo de custeio que considera como custo de produção do período apenas os custos incorridos. Oscustos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período.

Características:

•Por este método de custeio os Custos Fixos do período são integralmente lançados ao resultado como gasto do período, não compondo o saldo de estoque. Isso por considerar o Custo Fixo como gasto necessário à manutenção da capacidade de produção.

• Gerencialmente esse método de custeio é preferível por demonstrar claramente a relação entre produção e venda. Já que o Custo Fixo não varia de acordo com a quantidade produzida, este seria um gasto do período e não de produção.

•A Legislação Fiscal não aceita esse método, visto que considerando a totalidade do Custo Fixo como resultado do período haverá uma postergação do Imposto de Renda (LL do período é menor).

• A comparação entre a receita obtida e o custo variável demonstra de que forma os produtos vendidos contribuem para cobrir os demais gastos da empresa no período.

• Desvantagem 1 = empresas com sazonalidade de venda podem apresentar prejuízo em período de estocagem e grandes lucros quando da venda desses produtos estocados; visto que os Custos Fixos não se apresentam de forma proporcional às vendas.

•Desvantagem 2 = é adequado para a análise gerencial de curto prazo, mas para longo prazo esse modelo de custeio pode prejudicar a, por exemplo, a renovação do parque industrial, pois ao passo que os Custos Fixos não são lançados aos produtos, a formação do preço do produto pode ser prejudicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com