TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO CONTROLADOR

Tese: IMPORTÂNCIA DO CONTROLADOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

Diante todas as mudanças ocorridas no mundo, as empresas necessitam de uma organização interna com que sua finalidade seja a garantia de informações adequadas ao processo decisório, auxiliando os administradores e gestores na busca da eficácia gerencial. O objetivo deste artigo é apresentar a necessidade do controle em todo sistema de gestão, e um monitoramento eficiente feito por um profissional de Controladoria, o Controller. A pesquisa apresenta pontos estratégicos onde fala sobre a importância, a influencia da Controladoria no planejamento e no controle operacional, sua responsabilidade e o seu valor, sendo que a controladoria tem a função de coordenar os gestores no sentido de garantir o cumprimento e assegurar a empresa gerando informações relevantes. Demonstrando que nos dias de hoje existe um novo mercado para o profissional da Contabilidade, mas que precisa estar preparada para essa nova realidade. Os métodos de pesquisa utilizados neste artigo foram através de internet, livros acadêmicos e revista.

Palavras-chave: Controladoria. Controller. Gestão.

1 INTRODUÇÃO

Com o grande aumento das sociedades as empresas aumentaram juntamente com as informações, sendo que a responsabilidade da contabilidade aumentou. Os negócios se expandiram e a elevada diversificação das atividades empresariais tem mudado radicalmente a visão de controle empresarial. Com isso as multinacionais do Brasil trouxeram a Controladoria para dentro das empresas que é um departamento criado no exterior.

A tendência de gestores e dos grupos empresariais é aumentar a visão de seus negócios para obterem um entendimento que satisfaça o gerenciamento próprio e o entendimento do complexo mundo empresarial em que está ligada. A Controladoria possui uma importante função, pois ela ajuda na sobrevivência, no crescimento e na consolidação, e atua na reestruturação de empresas em crise financeira. Possui um planejamento estratégico, ou seja, a elaboração de um processo para futuras tomadas de decisões o qual requer todas as formalidades possíveis.

Tanto a Contabilidade com a controladoria abre uma nova porta em seus estudos, pois necessita de profissionais altamente qualificados, e preocupando-se com os fatos que provocam influências no patrimônio, especialmente no que tange aos mundos sociais e ecológicos, caracterizados pelo planejamento, execução e controle.

Essas funções são observadas em todos os seus aspectos, devem estar na rotina das ações da controladoria para levar a empresa à eficácia. Com isso, fica evidente que qualquer empresa ou organização necessita de soluções, para pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar tanto gerando ou transmitindo conhecimentos e informações, ou tendo uma visão ampla de toda a cadeia de produção. Sendo assim esse controle se tornou uma forte ferramenta de estratégia nesse novo mercado cada vez mais exigente, competitivo e de grandes tecnologias.

2 A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA

Para sabermos qual a importância da controladoria primeiramente devemos conceitua- lá.

Departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiros e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo considerada por muitos autores como o atual estagio evolutivo da contabilidade. [...]

As funções e atividades exercidas pela moderna Controladoria tornaram-se fatores vitais para o controle e planejamento a médio e longo prazos de qualquer tipo de organização, [...]. (OLIVEIRA apud Souza, 2012, p. 53)

Muita das grandes empresas já usava a controladoria em suas empresas, mas agora o mercado esta exigindo que os empresários adotem e utilizem na parte de gestão empresarial. Pois com o aumento da globalização no mundo as necessidades econômicas aumentaram afetando o cenário empresarial, sendo que o mercado ficou mais competitivo e fragilizado. Tendo a necessidade de estar reciclando os profissionais das áreas financeiras, fazendo a criação de novos setores de departamento de Controladoria e de Gestão nas empresas.

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. (LUNELLI, Portal de Contabilidade)

Esses departamentos têm a função de elaborar os relatórios gerenciais bem detalhados, pois é onde fornece aos empresários uma visão real e objetiva do desempenho da empresa, e auxilia a obter um aumento de rendimento nas suas operações, reduzindo desperdícios.

Operando em um ambiente influenciado por forças econômicas, forças político-legais, forças tecnológicas e forças sociais, as organizações devotam especial atenção aos aspectos financeiros que permeiam as atitudes em todos os níveis de decisão. Assim, a figura do administrador financeiro se revela cada vez mais importante no processo de gestão empresarial. (MORANTE; JORGE, 2008, p.15)

É através da contabilidade que o departamento de Controladoria e de Gestão tira valores atuais e reais, onde irá proporcionar a utilização nos relatórios gerenciais para a tomada de decisões conscientes, dentro do novo enfoque e tendências desta nova era globalizada, por isso o contador possui mais responsabilidade em seus lançamentos contábeis.

Apesar da maior parte dos dados para a efetuação da Controladoria ser de origem contábil, a sua atuação não está reduzida a administrar o sistema contábil, da organização. Ela tem uma abrangência maior, transformando-se num verdadeiro banco de dados que subsidia os executivos da companhia com informações importantes ao processo de tomada de decisões, incluindo, também,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com