TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESIGUALDADE SOCIAL

Clarissa Riegel Bitencourt                                                                                Rita de Cassia Rocha Lhmby                                                                                                  Solange de Souza Rodrigues                                                                                        Tutora Paula Sinatora das Neves                                                                                  Centro Univeersitário Leonardo da Vinci-  UNIASSELVI                                                           Curso Seso 308 Prática do Módulo v                                                                  21/06/2017

Resumo

O objetivo deste trabalho é explicar  o IDH  e para que serve.O IDH foi criado  para  medir a comparação entre países,com a finalidade de medir o grau de desenvolvimento da econômia e a  qualidade de vida ofericida á população.O IDH é usado para avaliar o nível de desenvolvimento humanos dos países ,ou melhor explicando para avaliar o modo como vivem as pessoas nas diversas nações do mundo. É uma medida comparativa da desigualdade social existente  entre países.Complementando é usado para distinguir o país desenvolvido,em desenvolvimento ou subdesenvolvido ou seja para medir igualmente o impacto de políticas econômicas na qualidade de vida. Este índice é calculado com base em dados  sociais.IDH vai de   0 ( nenhum desenvolvimento humano) a 1(desenvolvimento humano total). Quando mais próximo de 1,mais desenvolvimento é o país.Este Índice é usado para apurar o desenvolvimento de cidades,estados e regiões.Esses cálculos do IDH são computados os seguintes fatores,Educação anos médios de estudos) longevidade(  expectativa de vida da população) e produto interno Bruto per capta.

Palavras – chaves: Índice de Desenvolvimento Humano,Desigualdade Social.

INTRODUÇÃO

Este trabalho vai abordar  como se apura  o índice de desenvolvimento humano (IDH) E a desigualdade social ,saúde, a educação,  a longividade a expectativa de vida da populção,das regiões e estados ,natalidade,mortalidade  econômia e qualidade de vida. O IDH  é produzido pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento(Pnud) e traz uma medida do avanço das sociedades com base em três componentes: expectativas de vida,educação e renda.onde está incluindo todo os indicadores acima que essa expressão da pobreza  no brazil

Porque é um país de desigualde social,na realidade é a forma da política aplicar a econômia financeira no brazil é mal divização do capitalismo.

DESENVOLVIMENTO:

          Pesquisa feita pelo o índice de desenvolvimento  humano  em 2015 revela que  embora o Brasil ficou estacionado o IDH é considerado alto. E se a desigualdade social fizesse parte dos cálculos, a situação séria diferente. Segundo o rélatorio divulgado pelas as Nações Unidas essa pesquisa  feita dia 21/03/2017. O Brasil perderia 19 posições no RANKIG e entraria na Categoria dos países com IDH médio com os calculos ajustados de acordos com a disparicidade de renda, educação e saúde.

         Conforme os dados da  pesquisa, a Bósnia é um país  mais pobre que o Brasil, mais o investimento em educação e na saúde a qualidade é melhor mostra oIDH.

     O País  é o 3º que mais perde colocação neste cálculo ajustado,pelo  programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) é feito justamente para estimar o peso da desigualdade em cada Nação.

     Empatado com a Córeia do Sul, Só está atrás do Irá, que volta 40 posições e de Botsuana. Que perde 23 colocação, quando  a desigualdade entra em jogo. 

[pic 1]

Países perde 19 posições com a desigualdade.

[pic 2][pic 3][pic 4]

        

MUNDO

0,717

0,557

NÃO SE APLICA

AMÉRICA LATINA

0,751

0,575

NÃO SE APLICA

BRASIL

0,754

0,561

-19

INDIA

0,624

0,454

-   4

RUSSIA

0,804

0,725

1

CHILE

0,847

0,692

-12

EUA

0,920

0,920

-10

FONTE:PNUD

Pnud cálculo que,consideramos a desigualdade o IDH brasileiro passaria de 0,754 para0,561 o indicador vai de o a 1 e quanto maior melhor em termos percenteuais, é uma perda  de 256% e comum que  inclusão de desiquilibrio socio éconômico redúzia o índice, maís a perda registrado no Brasil é pior que Média mundial(-23,4%)  e da região da América latina e Caribe(-23,4%).

   O que causa a desigualdade brasileira é principalmente  a  diferença de renda, isso vem acontecendo em anos interiores o índice cai 37,8% com o ajuste, recuo menor que o registrado na  América Latina e Caribe. (34,9%) já o indicador de saúde e a expectativa de vida tem perda quando ajustado pela a desigualdade 14,4%.

       Conforme as estatística o Brasil é o 4º país do mundo com Índice de desigualdade  social da América Latina de acordo com o Coe ficiente de Gini. O indicador vai de         0 a 100,sendo que quando menor melhor.Nos dados mais recentes pesquisado em 2010 e 2015,o índice brasileiro ficou  na Noruega Lider geral do IDH, o indice é de 25,9.[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (345.5 Kb)   docx (242.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com