TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICE DE INSTALAÇÃO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: INDICE DE INSTALAÇÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.222 Palavras (21 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO....................................................................................................................4

2- ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL...........................................................4

2.1- O QUE É ISE-BOVESPA...................................................................................................4

2.2- EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE...............................5

2.3- QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA..........................5

3- LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL..............................................................................5

3.1- CONTRIBUIÇÕES PARA A TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS....................6

4- AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR...........................9

4.1- A EXPANSÃO DESTAS ATIVIDADES ECONÔMICAS........................................9

4.2- OPORTUNIDADE DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE.10

5- CONCLUSÃO.........................................................................................................11

6- REFERÊNCIAS......................................................................................................11

1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho irá apresentar tópicos de suma importância para a Sustentabilidade Empresarial, pois o maior foco na atualidade está relacionado à imagem de uma empresa sustentável além de ser politicamente correta é uma tendência a ser perseguida por aquelas organizações que almejam ser exemplo para a sociedade como um todo, ou seja, organizações que visam crescimento, lucratividade e bom relacionamento interno e externo, sem deixar de lado a preocupação com meio ambiente e o meio social no qual estão inseridas. Neste trabalho procuraremos abordar aspectos práticos expondo o que é o ISE-BOVESPA, como ele foi criado, e as suas ações. Iremos demonstrar quais são os principais benefícios da Lei de Responsabilidade Fiscal, e os fatores referente a sua contribuição para a transparência das contas públicas. Abordaremos ainda aspectos relativos ao agronegócio, construção civil e terceiro setor, bem como sua expansão no Brasil, além das oportunidades que este setor oferece aos profissionais contábeis.

2- ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:

De acordo com Barbosa, inicialmente o conceito de sustentabilidade foi definido para as disciplinas de Economia Ambiental e Ética Empresarial, somente depois outros estudiosos buscaram uma concepção mais abrangente do termo, associando ao desempenho das empresas, como fator essencial para a obtenção de resultados nas áreas financeiras, sociais e ambientais. No entanto o Índice de Sustentabilidade Empresarial: é um conjunto de práticas sustentável em que as empresas procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas.

2.1- O QUE É O ISE-BOVESPA?

Há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem

empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus

recursos. Tais aplicações, denominadas investimentos socialmente responsáveis, consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista à longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional.

No Brasil, essa tendência já teve início e há expectativa de que ela cresça e se

consolide rapidamente. Atentas a isso, a BOVESPA, em conjunto com várias

instituições – ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério

do Meio Ambiente, decidiram unir esforços para criar um índice de ações que

seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BOVESPA, que é o órgão responsável pelo desenvolvimento do ISE. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice. O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. É um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Tais ações são selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, e são ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.

2.2- A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE?

A empresa ao integrar-se a ISE-BOVESPA se estabelece como um importante fator na busca de um modelo de negócio, que valorize o desenvolvimento sustentável. Tendo em suas práticas referências uma participação na sustentabilidade, e perspectiva em um ganho proporcional na reputação e compartilhamento de experiências na comunidade empresarial. Além de uma relação entre desempenho financeiro e socioambiental, que compartilha as reações de um mercado financeiro com companhias mais sustentáveis. As empresas que integram esse índice se destacam por ações de responsabilidade social e sustentável, inspirando e tendo como missão: Destacarem responsabilidade social, mesmo que em longo prazo.

Serem referencial no desempenho de suas ações. Serem percebidas pelo mercado tendo credibilidade. Serem replicáveis, estimulando boas práticas às demais empresas. Pois se tem em mente para a imagem das empresas participantes do ISE-BOVESPA, que organizações com selo de qualidade pode refletir-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com