TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individualidade e sociedade

Resenha: Individualidade e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  164 Visualizações

O Individuo e a Sociedade

Dentro do contexto de agentes de socialização podemos identificar cinco principais agentes de socialização sendo eles: a família, a escola, os grupos de status, os meios de comunicação de massa e os grupos de referencias. Neste texto irei relatar dois agentes de socialização a família e a escola.

A família é o principal agente de socialização, é a base para formação do individuo o primeiro momento do aprendizado e mantem isso durante uma parte de sua vida. Os pais de modo geral socializam suas crianças baseados no universo cultural que conhecem, como classe social, grupos culturais diversos ( étnicas, raciais etc.). Um exemplo que levamos de casa, da família é o velho ditado que se você fala ou faz algo mal educado as pessoas dizem....”sua mãe não te deu educação...”, isso já diz tudo que o agente família é a primeira base para o individuo.

Agora o agente de socialização a escola, transmite as crianças a experiência de lidar com uma grande organização onde as relações sociais são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar. Um bom exemplo é quando as crianças se relacionam com outras crianças de outra religião, nacionalidade ou até mesmo outro estado, outra cultura que se diferencia do seu meio familiar, onde está acostumada com os indivíduos iguais a ele sem sotaque, idioma e religião.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com