TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade, individualidade e cultura

Projeto de pesquisa: Sociedade, individualidade e cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Analisaremos nesse trabalho aspectos muito importantes sobre as Ciências Sociais.

Ciências Sociais é um ramo da ciência, distintos das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui antropologia, biblioteconomia, estudo da comunicação, economia, marketing, administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciências políticas, estatística, psicologia social, direito, filosofia e sociologia, assim, tendo como objetivo estudar a vida do individuo em sociedade.

Nossa analise vai se ater a Sociologia que é um estudo científico do comportamento humano e suas interações que pode explicar fenômenos sociais utilizando conceitos de estrutura social e cultural.

Sociedade, Indivíduo e Cultura

A história da humanidade mostra que o homem sempre viveu em grupos e que o contato com esse grupo é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Todas as pessoas nascem dentro de um grupo social e passará a ter hábitos e atitudes dos outros membros de seu grupo e isso fara que sejam aceitos dentro dessa sociedade.

Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Os autores Berger e Lukmann, explicam a sociedade como realidade subjetiva, considerando que a socialização é o processo pelo qual ocorre a interiorização da realidade e é explorada de duas formas: a socialização primária e a socialização secundária.

-A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual se torna membro da sociedade. Através da socialização primária o indivíduo toma posse de um “eu” e de um “mundo” objetivo, ou seja, é integrado a uma dada realidade. O indivíduo adquire conhecimento do papel dos outros e neste processo entende o seu papel, em suma, apreende sua personalidade através de uma atitude reflexa.

-A socialização secundária é a interiorização de “submundos” institucionais e baseados em instituições. Estes submundos são geralmente realidades parciais, em contraste com o mundo básico adquirido na socialização primária. A socialização secundária não sobrepõe a identidade criada na socialização primária e sim admite que a re-elaboração pode ser reconstruída.

A mudança social ocorre na relação entre a socialização primária e secundária. A socialização primária orienta-se para a formação da identidade social, ela é essencialmente reprodutora do mundo social. A socialização secundária produz as identidades, nela ocorre a invenção de novos jogos, de novas regras e de novos modelos relacionais.

Os relacionamentos entre os grupos sociais vão ser moldadas ou determinadas pela cultura. Os indivíduos de formam em sociedades e constroem formas de agir, de pensar e de se comportar que chamamos de cultura. Os valores, costumes e tradições determinam a cultura de cada sociedade.

A cultura tem várias definições, por isso podemos dizer que tem um sentido polissêmico porque há vários sentidos para a palavra e para a expressão. A cultura pode se transformar com o tempo, com o contexto histórico, de outras formas de pensamento, por influencia em outras culturas e também de construção social.

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?

O individuo não desempenha um único papel social, mas faz parte de diversos grupos e assumem várias funções sociais.

As interações sociais estruturam uma sociedade formando uma divisão social por um status social, um papel social, grupo social ou instituição social.

Na nossa sociedade hoje ocorre uma divisão em status econômicos em categorias de classes como as classes A,B,D e E.

Existem outras formas de dividir uma sociedade como, por exemplo: Burguesia e proletariado.

A Estrutura Social e Seu Controle

A classe operária vai ao paraíso :

O filme se passa nos anos 70 e mostra a divisão técnica do trabalho, que é diferente da divisão social do trabalho. A divisão social é uma característica da sociedade, onde cada individuo pertence a uma divisão na qual realiza um tipo de atividade.

A divisão técnica do trabalho diminui a habilitação do trabalhador. O trabalhador fica alienado, pois, perde a habilidade de conhecimento de um todo e passa a não conhecer a produção completa do bem que fabrica. Não há mais a qualificação e sim a especialização, onde muitas vezes o trabalhador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com