TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento da Educação

Tese: Instituto de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  Tese  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto de Iniciação Científica

Título do projeto de pesquisa

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.

Titulação e Nome do Professor Orientador

Cidade

Ano

Resumo do Projeto

Breve relato do projeto introduzindo o assunto, seus objetivos, materiais e métodos e os resultados esperados.

Palavras-chave - até cinco palavras que indicam a área de pesquisa do projeto.

1 Introdução

Texto adequado e claro, contendo as informações preliminares para o entendimento do problema e da motivação para o desenvolvimento da pesquisa. Não deve ser muito extensa, mas principalmente não deve ser muito curta (um parágrafo, por exemplo). A introdução é usada para situar o leitor no contexto da pesquisa, indicar sua contribuição científica e sua relevância.

A formatação adotada assim como a distribuição de tópicos e páginas do projeto de pesquisa deve seguir a regulamentação da Associação Brasileira de Norma e Técnicas (ABNT). Outra característica importante a ser observada, é o fato de que uma pesquisa científica deve sempre ser descrita de forma impessoal, ou seja, o texto deve ser dissertativo e escrito na 3ª. pessoa do singular.

2 Objetivos

Após o relato sobre a área da pesquisa a ser realizada, deve-se mostrar claramente quais são os objetivos gerais e específicos da pesquisa.

Para os objetivos gerais deve-se usar verbos abrangentes como: analisar, investigar, estudar. E, deve-se ter cuidado ao usar verbos como: demonstrar, provar, comprovar, pois são ações muito fortes e que só devem ser indicadas se houver certeza de conseguir alcançar tais ações.

Deve-se observar que os objetivos específicos são aquelas ações menores que possibilitarão alcançar os objetivos gerais da pesquisa, logo os verbos mais adequados são os que têm caráter operacional: medir, verificar, identificar, entre outros.

Os objetivos precisam ser claros e contextualizados para justificar a relevância da pesquisa (utilizem a revisão de literatura para isso).

3 Justificativa

Neste item será descrita a importância da pesquisa, justificando-a com a revisão de literatura, pois indicará que há outros pesquisadores que se interessam pela área. Informe também porque é relevante desenvolvê-la, qual a contribuição que trará. São duas possibilidades: ainda há questões a serem exploradas ou já foi extensivamente pesquisada. Caso existam poucos trabalhos correlatos: ou o tema é muito novo e há necessidade de pesquisa ou não é viável. Indicar qual a razão que justifica a pesquisa.

4 Viabilidade

Nesta seção deve-se indicar porque a proposta de pesquisa é viável, tanto em termos de materiais quanto na realização da pesquisa propriamente dita. Isto é, devem-se deixar claro quais são as possibilidades existentes em realizar a pesquisa.

É importante Indicar as formas de apoio asseguradas por sua Faculdade/Unidade para o desenvolvimento da pesquisa proposta neste projeto. Relatar os recursos materiais necessários para o desenvolvimento do projeto e a concordância da instituição em que a pesquisa será realizada - quando ocorrer em outro lugar.

Neste contexto, entende-se que há a necessidade de explicar porque é viável alcançar os objetivos propostos (é importante fazer uma ligação dos objetivos com o cronograma indicado), se há material, apoio, recursos humanos entre outros, para o seu desenvolvimento.

Caso existam situações que possam impedir a realização da pesquisa, deve-se colocar quais as alternativas possíveis para continuar seu desenvolvimento e porque ela continuará relevante.

5 Metodologia para o desenvolvimento do projeto

Esta seção deverá conter, em primeiro lugar, todas as condições necessárias para a realização do trabalho e uma descrição detalhada de como será realizado.

Uma metodologia adequada indica com a maior precisão possível quais serão os passos necessários para a realização da pesquisa. Quais as técnicas, métodos, dados, materiais, entre outros, serão utilizados para seu desenvolvimento, indicando o porquê das escolhas sempre que possível.

Na descrição do método e do material utilizados e necessários ao desenvolvimento da pesquisa, deve-se argumentar com intuito de mostrar que a metodologia proposta é a adequada ao projeto proposto.

Critérios de Inclusão e Exclusão - Se houver envolvimento de seres humanos os Critérios de Inclusão e Exclusão dos indivíduos na pesquisa proposta, deverão ser apresentados: quem poderá participar ou não da pesquisa, população alvo. Considerar aspectos como sexo, idade, nível sócio-econômico-cultural e outros.

Aspectos Éticos do Projeto - Breve descrição dos itens indicados.

 Análise crítica dos riscos e benefícios aos sujeitos da pesquisa - relatar se existe algum risco para os usuários que serão envolvidos na pesquisa e quais os benefícios de sua participação.

 Responsabilidade do pesquisador, da instituição e do patrocinador - descrever que cabe ao pesquisador, à instituição e ao patrocinador (se houver) para que a pesquisa seja desenvolvida.

 Critérios para suspender ou encerrar o projeto - indicar se existe ou não algum fator de risco aos usuários que determine a suspensão ou encerramento da pesquisa, ou outros fatores que possam determinar que levem a esta situação.

 Local onde serão realizadas as diversas etapas da pesquisa - descrever cada fase da pesquisa e onde ocorrerá.

6 Cronograma

O cronograma do projeto de pesquisa deve listar as principais etapas para a sua realização, distribuindo-as ao longo do período que durará a pesquisa.

Lembre-se que o projeto PIC tem duração de fevereiro a dezembro. Não esqueça de inserir no cronograma as datas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com