TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interesse no preço do dinheiro

Seminário: Interesse no preço do dinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

O juros é o preço do dinheiro aplicado ou emprestado. Por isso, você pagará uma taxa se tomar dinheiro emprestado de um banco, por exemplo. Essa taxa, de juros, é o valor que o dono do dinheiro cobra pelo tempo que não poderá usá-lo, uma vez que estava empresado. Num exemplo oposto, você pode receber juros ao deixar seu dinheiro render em uma aplicação financeira durante algum tempo.

As taxas de juros variam de acordo com o contrato, com a aplicação, mas há uma taxa específica que serve de referência para todos os contratos: é a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Ela é considerada a taxa básica de juros no Brasil porque é usada em operações e empréstimos de curto prazo entre os bancos, balizando todas as demais, como os juros do parcelamento da compra de um eletrodoméstico ou no caso aquisição de Bens, Aquisição de Veículos, Cheque Especial, Crédito Pessoal, Crédito Consignado, Desconto de Cheques, Leasing e Financiamento Imobiliário.

Os dados são fornecidos pelo Banco Central e atualizados diariamente, com exceção do Financiamento Imobiliário, atualizado mensalmente. Nas tabelas, você pode conferir quais instituições financeiras cobram as maiores ou menores taxas de juros para cada tipo de linha de crédito no caso do Crédito Consignado, há tabelas separadas para as linhas destinadas aos servidores públicos, aos trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada e aos aposentados pelo INSS. Já o Financiamento Imobiliário divide-se em Pré-fixado e Pós-fixado (com correção corrigida pela TR), para imóveis financiados dentro e fora do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Sistema Especial de Liquidação e Custódia, conhecida como TAXA SELIC, que é responsável pela negociação de títulos públicos. Ela faz o mesmo processo para títulos públicos. Taxa Referencial de Juros ou TR, que reúne a taxa de juros dos 30 maiores bancos, e daí calcula-se sua média, essas taxas são coletadas todo dia, obedecendo a uma sequência, ela serve para o reajuste da poupança. Taxa Básica de Financiamento ou TBF, calcula-se do mesmo do TR, porém seu redutor é menor. Taxa de Juros a Longo-Prazo ou TJLP, tem como objetivo facilitar , permitir o alongamento de prazos no mercado financeiro, é mais utilizado pelo BNDES. Essa taxa sofre correção a cada três meses, onde se considera a taxa de títulos da dívida externa e da dívida interna federal.

Queda dos juros

Diminuir os juros significa que vale a pena pegar dinheiro emprestado. Com a baixa rentabilidade das aplicações em títulos do governo (como os títulos da dívida pública), os bancos, financeiras, empresas e outros investidores preferem emprestar dinheiro e financiar outros projetos e produtos, em busca de melhores rendimentos. Portanto, as compras parceladas e o crédito em geral ficam mais atrativos para o consumidor e, assim, a população passa a comprar mais. Esse crescimento da demanda pressiona os preços, que tendem a subir, gerando aumento da inflação. É por isso que a definição da Selic pelo BC é uma das principais formas de controlar a inflação, os preços podem aumentar caso a indústria nacional não esteja preparada para produzir mais. Com os juros baixos, as fábricas contam com um custo favorável, por exemplo, para financiar a compra de máquinas para, assim, ampliar a produção e atender os consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com