TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçaõ A Contabilidade

Artigo: Introduçaõ A Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.

Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.

São através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do seu patrimônio. O patrimônio pode ser um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas.

Em contabilidade ele se apresenta sob três formas: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade, como por exemplo, dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc. Já o Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve; as dívidas que ela contraiu, como por exemplo, fornecedores, impostos a pagar. Por fim, o Patrimônio Líquido é o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na entidade.

Os principais conceitos sobre a contabilidade

1) “A contabilidade é um conjunto ordenado de conhecimentos, sistematizados, com princípios e normas próprias, que tem como função registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações desse patrimônio, para auxiliar a tomada de decisões de seus administradores” (FRANCO, 1997).

2) “A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões” (MARION, 1998, p. 24).

Objeto e objetivo da contabilidade

De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o parimônio das entidades é o objeto da contabilidade, e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários são o seu objetivo.

Sob o ponto de vista da prática contábil, o estudo é voltado para o patrimônio de uma entidade específica do mundo real. A dimensão teórica, por sua vez, focaliza o patrimônio abstrato, de uma entidade qualquer, visando revelar as ‘leis gerais de movimento’ que o regem ou formular teorias que expliquem os relacionamentos deste patrimônio com outros elementos do mundo real.

Na Contabilidade, o patrimônio pode ser compreendido como o objeto em sua dimensão estática, ao passo que, as variações patrimoniais - os eventos - retratam a dimensão dinâmica do objeto de estudo da Contabilidade, tanto em nível teórico como...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com