TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e conceitos iniciais

Trabalho acadêmico: Introdução e conceitos iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto à Estatística é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões. O mundo moderno vem sendo objeto de profundas e aceleradas transformações econômicas, políticas e sociais que têm levado os Gestores a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de suas empresas.

Estas transformações estão ocorrendo em escala mundial em um processo jamais visto de globalização dos mercados, de formação de blocos econômicos regionais, com uma rapidez de inovações tecnológicas que tudo somado, compõe um cenário extremamente desafiante para a competitividade das empresas. O grau de importância atribuída à estatística é tão grande que praticamente todos os governos possuem organismos oficiais destinados à realização de estudos estatísticos.

A elaboração deste trabalho nos permitirá adquirir um pouco mais de conhecimento sobre a estatística e onde podemos aplicar essa ciência nas mais diversas situações. Portanto, o que queremos obter com este trabalho é um maior aprofundamento dessa matéria que é tão importante para nosso dia a dia. O desafio imposto virá contribuir ainda mais para o nosso aprendizado. A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada situação, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.

ETAPA 1

Passo 1 – Introdução e Conceitos Iniciais.

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa onde ocorre planejamento de um experimento a ser realizada, coleta de dados, inferência (ramo da Estatística cujo objetivo é fazer afirmações a partir de um conjunto de valores representativo), processamento, análise e disseminação das informações. A estatística fornece métodos e técnicas que nos permite lidar, de maneira racional, com situações sujeitas a incertezas. Os métodos estatísticos foram desenvolvidos a partir do séc. XX misturando ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano (Stigler, 1986). No Brasil, a fundação da Associação Brasileira de Estatística (ABE) foi fundamental para promover e alavancar as atividades de ensino e pesquisa em Estatística no País.

Passo 2 – Artigos: Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo e Conceito e Aplicações da Estatística.

Verificaram que se fez uma análise referente à qualidade e capacidade de produção de uma empresa, no qual se objetiva em buscar resultados cada vez mais satisfatórios. A estatística foi colocada em gráficos de controle, pois são nestes, que foram desenvolvidos e aplicados os resultados adquiridos no estudo do caso. O objetivo da estatística é a produção de informações a partir dos dados disponibilizados. Se atentando aos métodos, resumo, organização, apresentação e interpretação dos dados, onde irá tirar conclusões das fontes, para assim melhor compreender as situações. Esta ciência pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras áreas. Nas organizações atuais, cada dia mais se veem dependentes dos dados estatísticos para obtenção das informações essenciais e necessárias.

Na realidade atual, os dados estatísticos são obtidos e armazenados em meio magnético, e disponibilizados em diversos sistemas de informações. Os principais meios de comunicação dispõem de informações oriundas de estudos estatísticos, como ex. os índices de inflação, emprego e desemprego.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no Brasil. Vejamos agora, algumas das áreas onde o estatístico costuma atuar de maneira bem relevante.

a) Indústria:

Atua no planejamento industrial;

Pesquisa e desenvolvimento de técnicas;

Teste de produtos;

Previsão de acidentes de trabalho, etc.

b) Recursos Humanos:

Pesquisa a compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados;

Necessidade de treinamentos;

Estuda os salários, etc.

c) Instituições de ensino e pesquisa:

Pode atuar como docente;

Assessorar pesquisadores de outras áreas, etc.

d) Área de demografia:

Estuda a evolução e as características da população;

Desenvolve estudos sobre a distribuição e incidência de doenças

Analisa os fluxos migratórios, etc.

e) Marketing e análise de mercado:

Trabalha na monitoração e análise de mercado;

Prospecção e avaliação de oportunidades;

Previsão de vendas, etc.

Passo 3 - As possibilidades de aplicação da Estatística na área administrativa.

As empresas, incluindo as estatais e governamentais, exigem que seus administradores tomem decisões importantes a todo o momento, e que tenham conhecimento no uso da Estatística, facilitando seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Através de sondagem, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões, podem conhecer a realidade social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos almejando alcançá-los de maneira eficaz, em curto, médio ou longo prazo.

A Estatística irá contribuir na seleção e organização da estratégia a ser adotada na organização e na escolha das técnicas e avaliação da qualidade e quantidade do produto e dos possíveis lucros e/ou perda. Deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com