TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iodeto De Estanho (IV)

Artigos Científicos: Iodeto De Estanho (IV). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  2.797 Visualizações

Página 1 de 3

1. Resumo

Síntese de um composto covalente de natureza molecular, iodeto de estanho (IV), SnI4 na presença de tetracloreto de carbono com um rendimento de 90,27% e determinação do ponto de fusão para avaliar o grau de pureza.

Síntese do respetivo complexo com a trifenilfosfina, [SnI4(PPh3)2], tetraiodobis(trifenilfosfino)estanho(IV) com um rendimento de 5,64% devido a algumas falhas no procedimento.

2. Introdução Teórica

Muitos elementos representativos tais como os metais de transição, apresentam mais do que um estado de oxidação. O estado de oxidação indica o número de electrões que um elemento representativo ganha ou perde para poder estar em equilíbrio.Os metais de transição facilmente originam iões com subcamadas d parcialmente preenchidas, esta característica é responsável por várias propriedades notáveis, como a tendência para formar iões complexos.[1]

O elemento estanho (Sn) pertence ao grupo 14 da tabela periódica, possui dois muito comuns estados de oxidação, Sn(II) e o Sn(IV), sendo o estado de oxidação +4 ligeiramente mais estável que o de +2. Os elementos do grupo 14 formam compostos nos dois estados de oxidação +2 e +4. Para o carbono, o silício e o germânio, o estado de oxidação +4 é mais estável. No entanto, quando descemos no grupo, esta tendência inverte-se. Em compostos de estanho a oxidação +4 é apenas ligeiramente mais estável que a do estanho +2, no chumbo é sem dúvida mais estável o estado de oxidação +2.[2] [3]

O Iodeto de Estanho (IV), SnI4 , é um composto covalente de natureza molecular, a síntese deste composto é feita a partir de uma reacção directa entre o estanho metálico e o iodo:

Sn(s) + 2I2(S) → SnI4(s) [4]

O iodo é um agente oxidante suave e, como consequência, é reduzido do seu estado elementar para do estado de oxidação -1.

O iodeto de estanho (SnI4) é um composto covalente, não polar, que apresenta uma estrutura tetraédrica onde o átomo central é o estanho estando os átomos do Iodo ligados a este de uma forma regular (fig. 1). É apresentado na sua forma regular como um sólido cristalino de cor laranja, dissolve rapidamente em solventes não polares e o seu ponto de fusão é de 144,5ºC.[2] [3]

Os metais de transição apresentam uma grande tendência para formar complexos. Um complexo consiste num composto no qual moléculas ou iões formam ligações coordenadas com um catião metálico central ligado a uma ou mais moléculas ou iões que se aglomeram à sua volta.

O número de ligandos directamente unidos ao ião metálico num ião complexo denomina-se por número de coordenação do metal. Os números de coordenação mais frequentes para os elementos de transição são 4 (geometria tetraédrica ou quadrangular plana) e 6 (geometria octaédrica).

Vários elementos representativos do bloco p, apresentam a capacdade de expandirem o seu número de coordenação para além da sua covalência normal ao formarem complexos neutros, para estes complexos não é possível prever as suas formas geométricas pela teoria do enlace de valência.

Isto acontece ao complexo do iodeto de estanho com a trifenilfosfina, o tetraiodobis(trifenilfosfino)estanho(IV)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com