TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isolamento De Produtos Naturais

Artigos Científicos: Isolamento De Produtos Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  10.090 Palavras (41 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 41

4ª Semana (17 a 23/02) - Aula 4: “Isolamento de produtos naturais por arraste de vapor e extração via Soxhlet”

o Fórum de Discussão sobre Aulas 04

o Responda a autoavaliação da aula 3 (data limite: 23/02 às 23h55)Tarefa

Responda a autoavaliação da aula 3 (de caneta), escaneie ou tire foto visível e poste aqui. Para facilitar a postagem de apenas um arquivo, abra um arquivo no Power Point e cole todas as páginas escaneadas.

Autoavaliação da aula 3

o Aula 3 – página 49 e 50.

1) Cite as diferenças entre os quatro tipos de destilação citados nesta aula, incluindo os equipamentos ou vidrarias que são diferentes entre eles.

2) Qual(is) o(s) processo(s), dentre os citados nesta aula, você escolheria para:

a) obter o composto orgânico eugenol que confere o aroma ao cravo da índia?

b) isolar álcool etílico dos cereais utilizados em sua produção por fermentação?

c) remover água do óleo de cozinha?

d) isolar um composto que possui alto ponto de ebulição, mas que se decompõe com muito aquecimento?

e) secar um extrato de um composto dissolvido em um solvente orgânico?

f) isolar clorofórmio ( CHCl3 ) de um meio aquoso?

Os principais tipos de destilação são:

- Destilação simples: para que dois componentes possam ser separados eficientemente por destilação simples é necessário que a diferença entre seus pontos de ebulição seja alta.

- Destilação fracionada (contracorrente): Para separar componentes com pequenas diferenças de pontos de ebulição, separa-se as primeiras frações do destilado, que são destiladas novamente, sofrendo um crescente enriquecimento do componente mais volátil. Utiliza-se uma coluna de retificação entre a alimentação e o equipamento de condensação dos vapores, que proporciona várias destilações simples sucessivas.

- Destilação à pressão reduzida: O conjunto é submetido ao abaixamento de pressão, para purificar substâncias que se decompõem a temperaturas abaixo do seu ponto de ebulição sob pressão normal ou àquelas com pontos de ebulição muito elevados.

- Destilação por arraste a vapor d’água: é usada para purificar substâncias que se decompõem a temperaturas elevadas e para separação de compostos voláteis de uma mistura de outros não voláteis. A substância a ser separada por esse processo deve ser insolúvel em água, porque os vapores d’água é que vão conduzir essa substância.

As aplicações da destilação são principalmente relacionadas à separação do petróleo em diversos hidrocarbonetos de menor peso molecular. Também pode ser utilizada na obtenção do oxigênio puro, através da destilação do ar previamente liquefeito. Em alimentos, a destilação é especialmente importante na fabricação de bebidas destiladas e na obtenção de essências vegetais.

Tipos de destilação

Destilação Simples

É um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possue(m) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80 oC. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.

Destilação a Vácuo (pressão reduzida)

Realizada sob pressão atmosférica reduzida. Como a temperatura de ebulição de um líquido é atingida quando a pressão de vapor se iguala à pressão externa, ao se diminuir artificialmente a pressão sobre o líquido consegue-se realizar a destilação a uma temperatura inferior ao ponto de ebulição normal. A vantagem é poder purificar líquidos que se decompõem antes mesmo de entrarem em ebulição ou que precisam de elevadas temperaturas para serem destilados.

Na execução dessa técnica utiliza-se uma aparelhagem similar à da destilação fracionada, com a diferença de que se adapta uma bomba de vácuo que reduzirá a pressão do meio. A nova temperatura pode ser estimada com o auxílio de uma tabela que relaciona colunas de temperatura com pressão (nomograma).

Destilação por arraste de vapor

Método de separação de misturas utilizado quando as substâncias a serem separadas não são solúveis em água, além de uma delas ser ligeiramente volátil e as outras fixas ou para o caso de que uma das substâncias a ser destilada se decomponha com ação direta do calor, ou seja, apresente sensibilidade térmica.

A partir do desenho a seguir, pode-se observar que com o vapor d´água, gerado no primeiro balão do equipamento, pode-se extrair a substância mais volátil da mistura (que se encontra no segundo balão). O resultado do processo (o destilado) é uma mistura formada por água e a substância mais volátil (que podem ser separadas através da decantação por serem imiscíveis).

Destilação Fracionada

Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior. Exemplos:

- Os derivados do petróleo são separados por destilação fracionada, onde cada componente é destilado em uma temperatura diferente: baixas temperaturas separam a gasolina e o querosene, já na temperatura em torno de 300 °C, são destilados os óleos e as parafinas.

Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/quimica/sensibilidade/03.html

Qual é a diferença entre bebida destilada e fermentada?

A principal delas nós aprendemos na prática: as destiladas contêm muito mais álcool do que as fermentadas (vinho e cerveja). O que pouca gente sabe é que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.7 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com