TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de recursos humanos na GOOD LIFE COMPANY, uma empresa que trabalha no setor de pequenos produtos naturais

Projeto de pesquisa: Planejamento de recursos humanos na GOOD LIFE COMPANY, uma empresa que trabalha no setor de pequenos produtos naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

UNIDADE: FACULDADE ANHANGUERA DE MARABÁ – PARÁ.

CURSO: TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM II

PROFESSOR TUTOR EAD: MARIA ARLEY LOBO

PROFESSORA PRESENCIAL: GLEICIVANIA MENDONÇA MARINHO

PROPOSTA DO TEMA: ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BOM VIVER, UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE QUE ATUA NO SETOR DE PRODUTOS NATURAIS.

PARTICIPANTE

Jeffeson Viana Albertt RA: 392217

Marabá- Pará

Novembro 2013

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................3

2. CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL...................................................4

3. CONSIDERAÇOES FINAIS..........................................................................7

4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................8

5. CONTEUDO DO RELATORIO FINAL........................................................8

6. DAGNOSTICO ENCONTRADO...................................................................9

7. OBJETIVOS, ANALISE E INTERPRETAAÇAÕ DE DADOS....................10

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................11

9. BIBLIOGRAFIA..............................................................................................12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva estruturar o setor de Recursos Humanos na empresa Bom Viver através de algumas ferramentas de gestão que conhecemos, na empresa anteriormente citada, realizamos uma pesquisa de clima organizacional entre os colaboradores e relatamos alguns aspectos, os favoráveis e os desfavoráveis encontrados no ambiente organizacional, visando assim sua melhoria. Este levantamento de dados só foi possível após a realização de um questionário e foram avaliados dados quantitativos e qualitativos, a fim de examinar as causas dos problemas percebidos. O diagnóstico propicia conhecer os problemas e elaborar um programa de reorganização e medidas estratégicas para solução.

A Pesquisa de Clima Organizacional, enquanto ferramenta de gestão da Área de Recursos Humanos mede o grau de satisfação dos colaboradores sobre os diferentes aspectos da realidade da organização: como o modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional, relacionamento, identificação com a empresa, benefícios, salários e outros.

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL

Apresentação da Empresa

A empresa escolhida para o desenvolvimento deste projeto foi a Bom Viver, a mesma atua no segmento de comércio de alimentos e produtos naturais. Os produtos comercializados são grãos de todos os tipos, farinha integral, molhos, sementes, chás e cafés descafeinados, açúcar e sal magro, orgânicos, carnes vegetais, soja, geléias, barras de cereais, temperos, chocolates com baixo teor de açúcar e sem lactose, salgadinhos orgânicos, sucos, pães, cucas, pizzas integrais, cápsulas de emagrecimentos e suplementos alimentares; enfim, todos os produtos básicos para uma dieta saudável e equilibrada.

A empresa Bom Viver, está localizada na Rua Mariscal Estigarribia, número – 47, Pedro Juan Caballero – Paraguai, e é constituída como sociedade de participação de capital limitado, com razão social de: FEITEN, BARBOSA, SOUZA, LINHARES & TEIXEIRA LTDA.

A empresa Bom Viver além de trabalhar com a venda de produtos a granel, ela conta também com serviços como o de tele-entrega, nutricionista e um profissional da saúde, que são disponibilizados ao cliente mediante o uso do cartão fidelidade, outro diferencial do negócio.

A Bom Viver foi fundada há cinco anos e era conduzida pelas sócias e um número pequeno de colaboradores. Nestes cinco anos o negócio tem obtido sucesso, a mesma ainda está em fase de expansão e conta hoje com um quadro de 20 colaboradores, divididos nos departamentos de produção, administrativo, financeiro e comercial. Sendo, uma cozinheira, um auxiliar de limpeza, um gerente, uma telefonista, uma nutricionista, três vendedores internos, três vendedores externos, duas operadoras de caixa, um responsável por compras, um assistente financeiro, um técnico em informática, um assistente administrativo, dois entregadores e uma recreacionista de espaço kids.

Realizamos junto aos colaboradores da empresa uma pesquisa de clima organizacional para avaliarmos a estrutura e orientarmos as adequações pertinentes ao setor de RH.

Questionamos os colaboradores, sobre a eficiência e transparência da comunicação interna, sobre as instalações físicas do espaço de trabalho e sobre a cooperação entre as equipes e obtivemos retorno positivo na avaliação.

Porém, ao serem abordados sobre os assuntos de valorização profissional, incentivos, salários e benefícios, treinamento e desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho o clima mudou, obtivemos respostas negativas, sendo que assim, direcionaremos as soluções plausíveis para os pontos detectados.

Valorização Profissional:

A empresa não vem oferecendo ao colaborador oportunidades de crescimento profissional. O recrutamento e seleção são feitos para cada área específica sendo que não existe um plano de carreira. Logo, raramente o colaborador é promovido dentro da empresa. A comunicação vem de cima para baixo, é uma comunicação vertical, no que tange a relação entre o gestor e colaborador. Por mais que haja transparência e eficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com