TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAB CC

Projeto de pesquisa: LAB CC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

O experimento objetiva medir a diferença de potencial entre os pontos A e B, como também a corrente que passa através do resistor Rc, como temos na figura 1 para três combinações diferentes de resistores. Para cada situação, usaremos voltímetros, amperímetros e osciloscópios, analógicos e digitais, para a obtenção das medidas e assim as compararemos.

Determinar a resistência interna de cada medidor, de acordo com os valores medidos, e comparar com os valores fornecidos pelo fabricante. Designar o instrumento mais e menos adequado para realizar tais medidas.

2. Fundamentos Teóricos

-Galvanômetro: dispositivo para detectar e medir correntes elétricas (contínuas) de pequena intensidade. É componente nos amperímetros, usados para medir correntes elétricas mais intensas, e voltímetros, usados para medir diferenças de potencial elétrico.

-Voltímetro: Para medir a diferença de potencial (Vab) usaremos o voltímetro. Seus terminais devem ser conectados em paralelo com o elemento, caso contrário, não haverá passagem de corrente devido a alta resistência interna do instrumento e a tensão indicada será a tensão dopróprio gerador. O voltímetro ideal tem resistência infinita, o que evita que a corrente se desvie pelo mesmo e passe apenas pelo elemento em estudo.

Para medir a corrente elétrica do resistor Rc, utilizaremos o amperímetro, que deve estar em série com a resistência, caso contrário, o elemento ficará em curto-circuito devido à baixa resistência interna do instrumento e a tensão nas suas extremidades será nula. O amperímetro ideal tem resistência nula, o que evita que haja um aumento da resistência no circuito e consequentemente, uma diminuição do valor da corrente que passa pelo elemento em estudo.

Figura 3 - Circuito com o amperímetro em série

-Osciloscópio: também será utilizado para medir a tensão Vab, depois de seus circuitos amplificadores e de deflexão serem devidamente calibrados. Utilizaremos a imagem de um sinal projetada na tela do osciloscópio, que depende de amplitude do mesmo, medida pelo circuito de varredura vertical, que apresenta grande precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com