TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATORIO DE GESTÃO

Trabalho Universitário: LABORATORIO DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  5.943 Palavras (24 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

A abertura de novos negócios, baseados na criatividade e no dinamismo, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de nosso País.

No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso de um empreendimento. Para isso o novo empresário precisa conhecer os aspectos e fases que envolvem a abertura de um negócio, as características e o tamanho do mercado no qual pretende atuar, a legislação pertinente, os padrões de qualidade e como obter o capital necessário para a instalação e a operação do empreendimento.

Estes fatores, aliados à afinidade com a atividade a ser desenvolvida e à competência gerencial, são essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

ABERTURA DE EMPRESA CRITÉRIOS E ETAPAS

O processo de constituição de uma empresa, em linhas gerais, é idêntico em todo tipo de atividade, diferenciando-se somente quanto às categorias de sociedades existentes.

Uma sociedade constituída com o objetivo social de prestação de serviços, terá o seu contrato social registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, enquanto uma sociedade mercantil, constituída com o objetivo de exercer atividades comerciais ou industriais, terá o seu contrato social registrado na Junta Comercial.

Há diferença também, na exigibilidade de documentação (licenças) em relação ao objeto do negócio, por exemplo, mais poluente ou não. Quanto ao porte do negócio, e abrangência nacional e internacional.

Abertura de uma empresa comercial em Bela Vista MS

Após pesquisa em diversas fontes podemos observar a importância de se estabelecer critérios e etapas para a abertura de uma empresa. Tivemos também, a oportunidade de evidenciar os trâmites junto aos órgãos competentes, para que a mesma dê início às suas atividades.

Com base nestas informações relacionamos abaixo, o passo a passo que devemos seguir para a abertura de uma Empresa Comercial em Bela Vista MS.

Primeiro passo: Definição do Setor, e Forma jurídica: Comercial, Sociedade empresária;

Segundo passo: Busca de nome empresarial idêntico ou semelhante.

Terceiro Passo: Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e Inscrição na Secretaria da Fazenda Estadual (IE).

Quarto passo: Inscrição Municipal - CMC.

Documentos necessários

A inscrição para Empresa Pessoa Jurídica é realizada com os seguintes documentos:

Requerimento de inscrição (2 vias), preenchido e assinado;

RG e CPF (cópia legível)

IPTU do local onde será exercida a atividade;

CNPJ (original e cópia)

Documento de constituição/alteração da empresa devidamente registrado (original e cópia) ou Estatuto, Ata de Constituição e Ata de eleição atualizada quando for cargo eletivo (original e cópia);

Quinto passo: Inscrição na Previdência Social (INSS).

Sexto passo: Alvarás e licenças – Alvará de funcionamento, declaração de funcionamento de atividade geradora de interferência no tráfego, licença sanitária e licença ambiental.

Sétimo passo: Solicitação de autorização para impressão de documentos fiscais na agência de receita estadual.

Depois que o empreendimento estiver devidamente formalizado, o responsável deve dirigir-se à Agência da Receita Estadual à qual estiver subordinada (circunscrição do contribuinte), para obter a senha eletrônica para Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF), com a qual poderá confeccionar talões de notas fiscais.

Oitavo passo: Inscrição na Caixa Econômica Federal. Para inscrição do empreendimento do FGTS, o responsável deve dirigir-se a uma unidade mais próxima da Caixa Econômica Federal com uma cópia dos atos de constituição do empreendimento (contrato social, estatuto, ata, CNPJ, etc.) e cópias autenticadas do RG e do CPF do responsável e fazer Conectividade Social. Esta inscrição é necessária para comprovar a situação de regularidade do empreendimento junto ao FGTS, para que o empreendimento possa obter a certidão negativa e fazer a transmissão da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social – GFIP.

Concluímos que para que as empresas comerciais possam desenvolver suas atividades, é preciso que estejam devidamente constituídas e legalizadas. A elaboração de um contrato com a principais regras que regerão a sociedade é a principal etapa que deve ser desenvolvida na constituição de uma empresa, nele deve conter claramente alguns itens como:

a) Tipo de sociedade adotada: sociedade simples, sociedade empresária;

b) A declaração precisa do objeto social: o ramo de negócio que empresa exercerá;

c) O capital social, a participação e a responsabilidade de cada sócio, o valor do capital social, o quinhão de cada sócio;

d) Qualificação dos sócios: nome, nacionalidade, estado civil, número de identidade, residência;

e) Denominação da empresa, bem como sua localização e município;

f) Prazo de duração da sociedade: normalmente o prazo é indeterminado;

g) Outras informações: destaque dos sócios gerentes, forma de integralização do capital, atitudes no caso de falecimento de sócios, entre outros.

Outra informação importante, para ser válido, o contrato deve apresentar a chancela de um advogado, e não somente de um contador, exceto para empresas que possuam no contrato cláusula de micro empresa, baseado no estatuto de micro empresa.

Em todo o planeta, as empresas estão se tornando cada vez mais conectadas, tanto internamente quanto com outras empresas. Para se administrar uma empresa, teremos de ser capaz de reagir instantaneamente ao atendimento do cliente que está cada vez mais exigente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com